TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. O IMPACTO DO COMPORTAMENTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL

Artigo: 1. O IMPACTO DO COMPORTAMENTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico, em face às interações e às renovações propiciadas pelo meio onde se está envolvido. Comportamento organizacional é o conjunto de valores e de comportamentos apresentados pelos colaboradores de acordo com a receptividade e com a cultura da empresa.

Segundo Chiavenato (1999), a cultura refere-se ao “sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais”. A cultura organizacional determina como uma empresa é e como ela funciona, porém a organização não nasce com a cultura estabelecida, ela se firma ao longo do tempo. Cultura organizacional “é o conjunto de pressupostos implícitos, partilhados, subentendidos que um grupo possui e que determina como ele percebe, pensa e reage a seus vários ambientes.” (KINICKI e KREITNER, 2006, p. 42).

O comportamento humano vem sendo motivado cada vez mais pelas influências, sejam elas internas ou externas, e cabe à organização ser flexível para lidar com essas mudanças comportamentais. As pessoas estão tendo mais acesso à informação e o que é certo ou errado está ficando cada vez mais difícil de definir. Com a tecnologia avançando rapidamente, o acesso a essas informações se faz de maneira rápida e bastante expansiva.

As pessoas entram para as organizações com características que irão influenciar seus comportamentos no trabalho, tais como idade, sexo, estado civil, características de personalidade, estrutura emocional, valores e atitudes, entre outros. Essas características tem grande impacto sobre o comportamento. O comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. A complexidade está na compreensão de que o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas ou em grupo. Da mesma maneira que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com