TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A área De Marketing Para O Administrador

Por:   •  10/11/2012  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 14

TEMA: A área de Marketing para o Administrador

TÍTULO: MARKETING CORPORATIVO. ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE: ESFERA ESTAMPARIA DE FERRO DE AÇO LTDA.

1. JUSTIFICATIVA

O marketing se tornou indispensável para a permanência das empresas no mercado, investir em Marketing hoje é tão necessário como investir em outras áreas da empresa como vendas, produção, logística, etc, contudo, deve-se enxergar o Marketing como parte da administração, como um todo, e não apenas um departamento em separado, pois, ele é parte integrante da empresa.

Antigamente não havia tanta concorrência, a demanda era menor que a oferta, não havendo assim a necessidade de esforço de marketing nas empresas. Hoje, o cenário retrata o oposto, a oferta se estendeu em função da abertura de novos mercados, para uma demanda muito menor do que antigamente, e, para manterem-se de pé as empresas necessitam estruturar seu Marketing, caso contrário, sofrerão perda significativa de mercado.

2. INTRODUÇÃO

A Globalização vem trazendo constantes mudanças em várias áreas do mercado, uma delas, senão a principal, é o Marketing. Palavra de origem americana, o marketing chegou ao Brasil há pouco mais de meio século, hoje é confundido erroneamente com propaganda por alguns, sua essência é na verdade a identificação de oportunidade de mercado, o que gera resultados ao contribuir para o aumento da produtividade e consequentemente trazem rentabilidade para as organizações.

O que o Marketing tem de tão mágico que o todo o mundo se baseia nele ao falar do sucesso em tantas áreas distintas? O marketing hoje está presente no vocabulário de políticos, empresários, médicos, apresentadores de televisão, locutores, etc. Existem os mais variados tipos de marketing, o marketing pessoal, o marketing empresarial, o marketing social, o endomarketing, o telemarketing, entre outros tantos.

O foco deste trabalho é analisar a importância do marketing corporativo na década atual, já que a concorrência e a busca por mercado crescem de forma surpreendente, para isto, faz-se necessário compreender o que é, como, onde surgiu, e de qual forma o Marketing deve ser aplicado nas organizações para se obter esse resultado satisfatório tão esperado.

Nas próximas páginas se contemplará, além disto, a comparação do desempenho da empresa estudada antes e depois do esforço de marketing, e ainda a contextualização entre marketing e sustentabilidade, assunto de tanta relevância atual. Valerá a pena? Resposta apenas nas páginas seguintes.

3. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar a importância do marketing corporativo década atual, já que a concorrência e a busca por mercado crescem de forma surpreendente.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

01) Identificar as principais ferramentas do marketing corporativo utilizadas para se obter o sucesso da organização.

02) Analisar o desenvolvimento da empresa estudada após a intensificação dos investimentos em marketing.

03) Contextualizar marketing e sustentabilidade

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

O trabalho a ser realizado tem caráter qualitativo, uma vez que a interpretação do resultado será fruto da especulação e percepção do caso estudado, trata-se de uma empresa de grande porte do setor de indústria de ferro. Para que a compreensão da realidade se dê através deste estudo é necessário considerar o papel do marketing corporativo nos dias atuais, levando-se em conta fatores internos e externos à organização, sobretudo a globalização, que tem trazido novos hábitos de consumo com a abertura dos mercados fazendo o individuo agir de acordo com a proposta do mercado sem que ele perceba que vai sendo conquistado. Quanto aos fins pode-se definir esta pesquisa como descritiva e explicativa, pois, será realizado um estudo a cerca das principais ferramentas do marketing corporativo, descrevendo suas características e explanando as perspectivas no que se refere à sustentação de que o marketing.

atualmente é indispensável para o sucesso das organizações. Quanto aos meios, foram feitas pesquisas bibliográficas com fontes primárias e secundárias, onde foram utilizadas algumas obras de autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com