TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISES DE ATIVOS

Por:   •  9/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISES PESSOAIS DE ATIVOS

AO OLHAR AS ANÁLISES, ACOMPANHAR OS INDICADORES NO STATUS INVEST PARA UMA MELHOR ANÁLISE DO ATIVO!

ALUPAR - ALUP11

SETOR: ENERGIA

Holding de controle nacional privado, com atuação no setor de energia, mais especificamente nos segmentos de transmissão e geração, tendo como objetivo o desenvolvimento e investimento em projetos no Brasil e nos demais países da América Latina. Maior companhia 100% privada e uma das maiores no segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil.

*ATUA EM TRANSMISSÃO E GERAÇÃO*

  • Transmissão:

As Transmissoras da Alupar possuem uma ampla rede nacional de transmissão em operação compostas por linhas aéreas e subestações com níveis de tensão variados. A Alupar participa em 30 empresas transmissoras de energia elétrica no Brasil com prazo de concessão de 30 anos e uma vitalícia na Colômbia.

  • Geração:

No segmento de geração diversificamos nossa matriz energética investindo em ativos de geração de pequeno e médio porte, tais como Usinas Hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos, no Brasil, Colômbia e Peru. A Companhia detém as concessões/autorizações de ativos com prazo de 30 a 35 anos no Brasil e vitalício na Colômbia e Peru.

MINHA ANÁLISE

- Setor perene

- Empresa em crescimento, com lucros e receitas crescentes (nenhum ano com prejuízo)

- Empresa com relevância nacional com boa gestão (sem governo) e estratégia

- Muitos projetos e investimentos com longos prazos (Está usufruindo dos leilões ganhos no passado)

- Média de 64% de Margem EBTIDA (últimos 4 anos), 19,40% de Margem Liquida (últimos 5 anos) e 12,50% de ROE (últimos 5 anos)

- Endividamento controlado

- Está reinvestindo os lucros, ou seja, não está pagando bons dividendos

- Ciclo de investimento pode estacionar ou repetir. Se repetir, mais alguns anos sem pagar bons dividendos, mas no futuro ao estacionar pagará, pois estará com boa operação, muitos projetos e boa eficiência

- Investimentos diversificados

- Como está em período de investimento e reinvestimento, não está visando pagar dividendos (PAYOUT MÉDIO 5 anos = 38%)

TELEFÔNICA - VIVT3

SETOR: TELECOMUNIAÇÃO

Maior empresa de telecomunicação do Brasil. Líder no segmento de móvel, cobre mais de 90% da população com rede 4G. Além de ser destaque na operação fixa, com a rede fibra ótica e TV sobre fibra (IPTV)

MINHA ANÁLISE

- Líder em telecomunicações no Brasil

- Constante expansão dos seus produtos (banda larga de fibra, 5G, LoT e serviços digitais)

- Cultura ESG

- Boa gestão e estratégia de crescimentos

- Base de receitas resilientes e constantes (não cresce, nem sobe muito - últimos 10 anos).

- Lucro líquido caiu nos últimos 3 anos (2015 a 2018 (recorde) crescente; 2018 a 2020 caiu 53%, devido ao recorde de lucro em 2018 devido a expansão da rede móvel.

Em geral, a empresa mantém uma base de lucros em torno de 4-5 Bilhões, podendo crescer nos próximos anos devido a constante expansão dos seus produtos.

- Margem EBTIDA Média = 41,13% (últimos 2 anos), Margem Líquida Média = 12,64% (últimos 5 anos) e ROE Médio = 7,8% (últimos 5 anos)

- Forte geração de caixa

- Otimização contínua de custos gerada pelas iniciativas de digitalização e eficiência

- Investimentos focados em tecnologias de crescimento

- Nos últimos 10 anos, distribuímos em média 98% do lucro líquido anual aos acionistas na forma de dividendos e juros sob o capital próprio (payout)

- DIVIDEND YIELD médio de 7,2% nos últimos 10 anos

ENERGIAS DO BRASIL – ENBR3

SETOR: ENERGIA

A EDP Energias do Brasil, controlada pela EDP em Portugal, uma das principais operadoras europeias no setor energético, é uma holding que detém investimentos nos 3 segmentos do setor Elétrico: Geração, Distribuição e Transmissão, além de atuar na Comercialização e Serviços de Energia Elétrica. A estratégia da Companhia é baseada em uma governança sólida somada à sustentabilidade e à inovação. Por atuar em toda a cadeia do setor elétrico, a EDP busca gerir um portfólio balanceado de ativos com crescimento sustentado, eficiência superior e risco controlado. A Companhia tem como prioridades o investimento em transmissão e distribuição, bem como em novos serviços, por meio do lançamento da marca EDP Smart. O objetivo é garantir uma diversificação de portfólio para mitigação de riscos e estabilidade dos resultados no longo prazo, bem como a preparação para as transformações do setor elétrico, que compreendem a abertura de mercado.

*ATUA EM TRANSMISSÃO, GERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E SERVIÇOS*

  • Transmissão:

Possui 8 projetos, totalizando 1924 km de extensão. Das quais mais de 500km (01/09/2021) já se encontram operativas. Ao serem concluídas as obras dos lotes de transmissão, já começa a receber a RAP. Empresa está investindo nesse setor, comprando nos leilões e investindo na construção das linhas já adquiridas. Visa aumentar o EBTIDA referente a esse segmento nos próximos anos.

  • Geração:

Referência em operação neste segmento, tendo 3 (sendo uma, a melhor) das 15 melhores UHEs do Brasil (das 144). Possui 6 UHEs maduras que geram caixas consistentes para a empresa. Além de uma Usina Térmica de Pecém.

  • Distribuição:

Atua com duas distribuidoras nos estados de São Paulo e Espírito Santo (EDP São Paulo e EDP Espírito Santo), além de possuir participação de 29,90% no capital social da Celesc, em Santa Catarina.

  • Comercialização:

No segmento de Comercialização, negocia contratos de compra e venda de energia com clientes distribuídos em todo território nacional.

  • Serviços:

No segmento de Serviços, através da EDP Grid, presta serviços técnicos e comerciais, incluindo sistemas de transmissão, distribuição e manutenção para clientes corporativos, projetos de eficiência energética e geração distribuída fotovoltaica. Além da EDP SMART.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (152 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com