TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESETAÇÃO DE UM ARTIGO

Por:   •  1/2/2021  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DE TRIGONOMETRIA

Tanto no vídeo como no PDF vemos conceitos básicos de trigonometria, tratando sobre arcos e ângulos, onde é explicado o que significa os arcos e ângulos, já que na trigonometria estamos interessados em medir os ângulos e com base nisso criar toda a ciência por trás, é falado também sobre as unidades de medida que são graus e radianos, elas são formas diferentes de medir a mesma coisa, a definição de grau fala que grau é um arco unitário 1/360 da circunferência que contém o arco a ser medido, tornando-se para a unidade de arco, o arco definido por um ângulo central unitário, temos que a medida de um arco de circunferência é igual à medida de ângulo central correspondente. Já a definição de radiano, fala que que radiano é um arco unitário cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que contém o arco a ser medido, para iniciarmos a transição é interessante que a noção de radiano seja tão instintiva a de grau, é explicado para começar definindo a medida de ângulo central a, em radianos. Essa medida é a razão entre comprimento do arco relacionado a esse angulo (I) e o raio (R) de circunferência em questão. Uma volta completa em uma circunferência, se estivermos medindo em grau é 360º graus, já se quisermos medir em radiando uma volta completa vai ser 2π radiano, é explicado quando vamos usar grau e quando será usado o radiano, essencialmente podemos usar as duas unidades em algumas situações vamos usar o radiano, mas quando se tratar de algumas aplicações mais visuais o grau tende a ser mais intuitivos, isso significa que se você tem uma circunferência. Ex: uma pizza e você quer repartir ela em 360º, nos diríamos que cada fatia seria 1º, que é pegar uma circunferência e dividir em 360 partes iguais, foi falado sobre o círculo trigonométrico e sobre as questões que precisamos ter atenção, onde fala que considerando um sistema de eixos cartesianos e um círculo de centro na origem e raio igual a 1, ao qual chamaremos de círculo trigonométrico. Tomaremos como origem dos ângulos a semirreta OX e como sentido positivo de rotação o sentido anti-horário que coincide com o de um observador que, ao percorrer a circunferência em tal sentido positivo, deixa o círculo em sua esquerda. Uma vez fixada a origem dos ângulos.

O sentido positivo de rotação, dado um ângulo em magnitude e em sinal, fica fixada uma segunda semirreta de origem O como segundo lado do ângulo dado; tal semirreta pode estar situada no primeiro quadrante, ou no segundo, terceiro ou quarto, e cortará a circunferência trigonométrica em um ponto, P, de coordenadas (x, y), em respeito ao sistema cartesiano XOY de referência.

E por último tanto o PDF quanto o vídeo falam também sobre a conversão de unidades onde podemos usar a seguinte correspondência: 360º ➝ 2π rad 180º ➝ π rad, podemos usar regra de três para resolver problemas de conversão de unidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com