TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSESSORIA EXECUTIVA

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

ASSESSORIA EXECUTIVA

PERGUNTA 1

  1. O profissional de assessoria executiva é um elo entre os superiores e os subordinados e, portanto, ele deve desenvolver muito bem a habilidade de comunicação dentro da empresa. De acordo com Neiva e D’elia ( apud BARBOSA; DURANTE, 2013) ao profissional de assessoria executiva são atribuídas funções e competências e habilidades, que consistem em:
     
    I- Competência técnica na análise de situações cotidianas da organização, promovendo ideias nas soluções de problemas.
    II- Conhecimento do planejamento estratégico, que consiste no estabelecimento de objetivos, metas e de cronograma para cumprimento das atividades.
    III- Conhecimento e aplicabilidade da hierarquia empresarial, identificação do grau de poder de cada membro da organização.
    IV- Demonstração de competências técnicas para o desempenho e atuação nas atividades junto à gestão.
    V- Gestão dos assuntos direcionados aos executivos da empresa.
     
    Assinale a alternativa correta:

[pic 1]

a.

Apenas I e IV.

[pic 2]

b.

Apenas II e III.

[pic 3]

c.

Apenas I, III e IV.

[pic 4]

d.

Apenas II, III e V.

[pic 5]

e.

Apenas I, IV e V.

        

PERGUNTA 2

  1. Os autores Bravo e Matos (2016, p. 20) definem assessoria “como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições” (BRAVO e MATOS, 2016, p. 20).
    Mediante a definição de assessoria, acima citada, podemos concluir que:

[pic 6]

a.

O assessor é aquele profissional que intervém no trabalho da equipe e do executivo.

[pic 7]

b.

A assessoria consiste no saber técnico, que propõe caminhos e estratégias à sua equipe de trabalho, uma vez que esse profissional detém de autonomia.

[pic 8]

c.

O profissional de assessoria deve estar sempre atualizado e ter capacidade para propor ideias e soluções de melhoria para a empresa.

[pic 9]

d.

O assessor deve possuir conhecimento em qualquer área do conhecimento, não havendo a necessidade de ser alguém especializado na área de secretariado.

[pic 10]

e.

O profissional de assessoria não necessita ter um superior hierárquico, pois esse profissional possui autonomia plena no desenvolvimento das suas atividades. 

PERGUNTA 3

  1. De acordo com D’Elia, Amorim e Sita (2013), tanto as organizações multinacionais como as grandes empresas nacionais e também as pequenas e médias empresas (PMEs) buscam a excelência. Tanto um assessor executivo de uma empresa de pequeno porte quanto aquele de uma multinacional são munidos de grande carga de responsabilidade. Com isso, podemos dizer que:
     
    I- As funções delegadas a um assessor de uma multinacional se assemelham às funções de um assessor de uma empresa de menor porte.
    II- O Assessor executivo de uma empresa de menor porte é mais pressionado do que um assessor de uma multinacional, com isso, passando a ter funções diferenciadas de outros assessores.
    III- Embora possa-se considerar que um assessor executivo de uma empresa multinacional venha a ser mais pressionado, pelo próprio tamanho da empresa e de seus diferentes setores, o executivo de uma pequena empresa também pode ser muito pressionado, pois a empresa pequena muitas vezes é mais vulnerável às variações de mercado e deve lutar muito para subsistir e crescer.
    IV- Tanto o secretário executivo de uma empresa multinacional quanto o de uma pequena empresa devem assumir decisões com responsabilidade e cautela.
     
    Assinale a alternativa correta:

[pic 11]

a.

Apenas II.

[pic 12]

b.

Apenas I e III.

[pic 13]

c.

Apenas I, III e IV.

[pic 14]

d.

Apenas II e IV.

[pic 15]

e.

Apenas I, II e IV. 

PERGUNTA 4

  1.  A assessoria executiva trata das competências e habilidades estratégicas, ou seja, trata da gestão de processos. Para que esta gestão seja efetiva, o profissional de assessoria deve conhecer muito bem a sua área departamental, o ambiente interno e externo da empresa para a qual presta serviços. Para isto, este profissional deve:
     
    I- Ser estrategista.
    II- Conhecer o mercado de trabalho da sua profissão.
    III- Saber lidar com improvisos e ter sensibilidade com o ambiente de trabalho.

    IV- Elaboração e redação de textos empresariais, cartas comerciais, assim como redação em idioma estrangeiro, quando necessário.
    V- Raciocínio crítico e analítico nas atividades técnicas.
     
    Assinale a alternativa correta:

[pic 16]

a.

Apenas I, II e III.

[pic 17]

b.

Apenas II, III e V.

[pic 18]

c.

Apenas II, IV e V.

[pic 19]

d.

Apenas I, III, IV.

[pic 20]

e.

Apenas IV e V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com