TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU

Trabalho Escolar: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  3.793 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSADADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

MARIA LEIDIANE DA SILVA

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU

Maceió

2014

MARIA LEIDIANE DA SILVA

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU

Relatório de pesquisa apresentado à disciplina Projetos Integradores II no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, como requisito à avaliação da aprendizagem, sob orientação do Profº Drº Cesar Nonato.

Maceió

2014

Relatório de pesquisa da atuação do pedagogo no museu.

Museu Théo Brandão

Dia: 29/03/2014

Tema: A atuação do pedagogo no museu.

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes. Recebeu o nome de Théo Brandão, por ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular que o professor e folclorista Théo Brandão doou à Universidade Federal de Alagoas.Em 1977, por ocasião da V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para um prédio de arquitetura eclética, situado na Avenida da Paz, 1490, centro de Maceió, que veio a ser a sua sede própria.

No dia 29 de março de dois mil e quatorze sai para encontrar com minha equipe de trabalho da disciplina Projetos integradores II para realizarmos a visita ao museu Théo Brandão com a finalidade de pesquisar sobre a função do pedagogo no museu, por falta de comunicação, não nos encontramos e então não fiz a visita. No dia cinco de abril voltei ao museu para fazer a visita e a entrevista ao pedagogo, ao chegar no museu me informei sobre algum pedagogo no local que pudesse mim conceder essa entrevista quando fui informada que não havia nem um profissional da área no local, apenas um estudante de pedagogia mas que no momento não se encontrava no museu, mesmo assim entrei e fiz a visita e por sinal foi a primeira vez que entrei em um museu.

Percebi que é muito importante a presença de um profissional capacitado para atender ao público pois, existe um grande acervo que desperta a curiosidade de qualquer visitante e como não tive ninguém que me explicasse sobre as obras lá existentes como por exemplo, as artes sacras, arte popular e área para eventos etc. Fiquei bastante curiosa e cheia de perguntas que não exitarei em fazê-las numa próxima visita que farei em breve mas dessa vez acompanhada de algum profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com