TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Monografias: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Segundo a professora Vilze, dentre as inúmeras atribuições do pedagogo, o maior destaque deve ser dado a necessidade de se elevar a consciência alienada, fragmentada dos alunos à uma consciência coerente de mundo. Problematizar, desmistificar, estimular a mentalidade do professor, planejador, reflexivo, também se torna algo importante diante da resistência do professor que simplismente ainda executa ações pré-estabelecidas.

Sendo assim, quando se referi à inclusão de alunos com diferenças, o trabalho do pedagogo e do professor deve ir além do que se é esperado, ou seja mais reflexão, mais estímulos, mais dedicação e, principalmente, trabalhar bastante a desmistificação.

E é isso que vamos mostrar no decorrer desta produção textual.

Vamos falar principalmente da inclusão e vamos dividir este tema em três partes, que serão:

• A interação entre o aluno incluso com os demais colegas

• O relacionamento deste aluno com seus professores

• Sua aprendizagem e seu desenvolvimento

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A INTERAÇÃO ENTRE O ALUNO INCLUSO COM OS DEMAIS COLEGAS

A escola como uma instituição mediadora na construção do conhecimento, estabelece práticas pedagógicas em sala de aula que sempre foi um tema recorrente no espaço educativo. Neste espaço, busca-se a mobilização de todos que fazem parte do ambiente escolar inclusive os pais, buscando sempre alternativas favoráveis aos alunos. A partir do planejamento elaborado pela escola, o professor busca interagir seus alunos dos recursos disponíveis pela escola utilizando métodos diversificados e motivadores.

O ensinar e o aprender são processos interdependentes que ocorrem através da relação aluno e professor. Devido a essa relação, o professor deve buscar conhecer cada aluno, suas características pessoais, seu processo de aprendizagem, suas limitações. Reconhecendo as diferenças, é essencial para a interação da inclusão, onde o professor pode trabalhar de forma diversificada, devido a capacidade de cada aluno. Respeitando as limitações de um aluno incluso a escola tem que procurar trabalhar sua potencialidade, pois quando um aluno recebe atividades e tarefas que não o valorizam ou não sabe valorizá-la, o aluno se sente confuso, tendo comportamentos inadequados, devido ao sentimento de inferioridade diante dos colegas.

As atividades mais adequadas a serem aplicadas são as que suplem metas de aprendizagem do aluno, sendo que, o professor possa modificá-la, se necessário, suprindo necessidades individuais, tendo maior interação entre os alunos.

O professor deve usar e abusar da leitura, mostrando sua importância e, usando a interpretação, a análise e a produção textual, como ferramentas na construção de ideias, fazendo interpretações oralmente, forçando sutilmente, todos os alunos a participarem, inclusive o aluno incluso fazendo uma interação informal entre os alunos.

A nossa literatura é muito rica, e o professor pode procurar textos que falem diretamente ou indiretamente sobre as diferenças humanas, assim ele estará interagindo os alunos e ao mesmo tempo combatendo preconceitos e discriminações entre os mesmos.

Para que o aluno incluso se sinta parte da turma é necessário que ele se sinta aceito e respeitado. É necessário que os colegas saibam de suas diferenças, mas que convivam com essas diferenças de forma natural sem sentimentos de repulsa ou piedade. Que ele seja apenas mais um colega, como todos os outros.

2.2 O RELACIONAMENTO DO ALUNO INCLUSO E SEUS PROFESSORES

Acredito que diante da situação do aluno incluso, a equipe pedagógica terá que se reunir e elaborar um plano para reforço desse aluno, para que ele possa se desenvolver nos estudos e nos relacionamentos. Neste caso precisa haver um plano com disciplinas mais amplas que deverão ser levadas diretamente a ele.

O aluno com deficiência, principalmente se a deficiência for mental, tem inúmeras dificuldades para aprender e se relacionar, por tanto necessita de muita dedicação e carinho ao ensiná-lo. Sugiro que sejam feitas tarefas direcionadas a ele, inclusive tarefas que ele possa fazer em casa. Diante de um aprendizado melhor com dedicação dos profissionais e do próprio aluno, ele se sentirá confortável até no relacionamento com os colegas na escola, e assim evita até que ele sofra bullying por parte dos outros alunos.

O aluno deficiente precisa ver no professor o pedagogo, não só o profissional que o direciona no ensino, mas sim um amigo que o ajude e quer vê-lo muito bem. É importante que o professor ganhe este aluno na conquista.

O professor precisa ser bem consciente de seus deveres profissionais e humanitários para trabalhar o psicológico desse aluno.

Assim ele, além de amparado no sistema de inclusão pode aprender e se desenvolver, fazendo um futuro promissor para si. Com isso, um adulto alfabetizado feliz e com grandes amigos. Com o desenvolvimento do aluno, o professor também aprende e se desenvolve profissionalmente, pois desenvolvimento faz parte do ensinar e aprender.

2.3 A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO INCLUSO

A aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com