TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos

Exames: O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  6.356 Palavras (26 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 26

O BRINCAR COMO FONTE IMPORTANTE DE APRENDIZADO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Orientador: Fabio Goulart

Tutora Eletrônica: Marlene Beltrame Marçal

Tutora de Sala: Silvana Rodrigues de Morais Andrade

Ribeirão das Neves

2010

SILVA, Alexandra Romana.. O Brincar como Fonte Importante no Aprendizado. 2010. 27 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação – Pedagogia – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Ribeirão das Neves, 2010.

RESUMO

Esta pesquisa trata da importância da brincadeira no processo de aprendizagem, como uma das formas mais ricas de aprendizagem disponíveis como metodologia ao educador. Além disto, o presente trabalho apresenta as principais características do desenvolvimento humano como pré requisito na avaliação diagnóstica do professor, o qual deve manter durante toda sua prática educacional uma postura observadora e pesquisadora, que considere a criança em todos os seus aspectos. O lúdico é parte integrante da vida da criança e contribui para a organização do pensamento, exploração de sua linguagem, sua criatividade e outras tantas habilidades cognitivas necessárias para o desenvolvimento pleno do ser humano. Por meio de pesquisa bibliografia, esmiuçamos o tema, compreendendo, no entanto, que se trata de assunto vasto e que muito ainda há o que se falar e ponderar sobre ele.

Palavras-chave: lúdico, brincar, criança, desenvolvimento.

Dedico este trabalho ao meu marido e às minhas filhas.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por mais essa oportunidade e pelo cuidado constante.

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO 07

CAPITULO 1 - A CRIANÇA VISTA COMO TAL 09

CAPITULO 2 - ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO 10

2.1 - Níveis de Linguagem 13

2.2 - Níveis de Organização e Socialização 14

2.3 – Níveis de representação gráfica 15

2.4 - Níveis de Representação Corporal 16

CAPÍTULO 3 – APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 18

3.1 - A função docente 19

3.2 - Zona de Desenvolvimento proximal 20

3.3 - Aprendizagem de Socialização 21

3.4 - O Contexto sócio cultural e a aprendizagem significativa 22

CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

BIBLIOGRAFIA 26

INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa em primeiro lugar a valorização do lúdico no processo de ensino aprendizagem, mostrando qual a importância do brinquedo quanto ao desenvolvimento não somente cognitivo, mas, social e afetivo. Mostrar, contudo que enquanto a criança brinca ela se encontra como sujeito da emoção, da relação e da razão.

Neste contexto e não menos importante trazer reflexão por meio de pesquisa de campo, e com a criança da pré-escola levar ao docente refletir sobre suas práticas educativas e como as mesmas são executadas levando-o a considerar a interação social como elemento primordial oportunizando o desenvolvimento e a aprendizagem.

Enfim, atender a nova lei de diretrizes e bases da educação nacional lei n°93494/9 (Darcy Ribeiro). Assim como ajudar no auxilio de na educação da criança para que a mesma possa alcançar um desenvolvimento saudável e de qualidade.

Portanto, é importante a efetivação de um projeto de Educação Infantil que represente uma tendência pedagógica criativa, com fundamentação psico-sócio-cultural, cuja meta básica favoreça a implantação de escolas públicas e/ou privadas, que reconheça e valorize as diferenças existentes entre as crianças, estimulando a todas, sem distinções, no que se refere ao seu desenvolvimento pleno, à construção de sua identidade pessoal, de sua sociabilidade e de seu próprio conhecimento, de forma prazerosa e criativa, dando importância à necessidade do lúdico e do jogo, tal característica da faixa etária em questão.

CAPITULO 1 - A CRIANÇA VISTA COMO TAL

Froebel foi o pioneiro em orientar muitas experiências no Brasil, assim como Decroly e Montessori que interligam grande parte das práticas que a muitos crescem em todo o país, modelo este que privilegia o cuidar em detrimento do educar, num jardim onde o professor é considerado o jardineiro e a criança a semente. Hoje, as influências teóricas e contextuais avançaram nas formas de pensar e fazer a educação das crianças de zero a seis anos. As contribuições de Vygotsky, Piaget, Freinet, Emília Ferreiro, Wallon, entre outros, assim como experiências concretas na realidade brasileira, permitem uma perspectiva em que se priorizam na Educação Infantil as bases primeiras de formação para cidadania, percebendo-se a criança como um ser humano pleno. Os primeiros anos de vida são de extrema importância para a formação do ser humano, tendo em vista a concepção da criança como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com