TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE ESTUDO DOS DOMÍNIOS BRASILEIROS

Por:   •  21/10/2020  •  Exam  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

AVALIAÇÃO DE ESTUDO DOS DOMÍNIOS BRASILEIROS

Questão 1. De acordo com Mantovani (2005), as florestas tropicais pluviais “são os biomas terrestres mais ricos e diversos, apresentando complexidade estrutural que favorece a existência de muitos nichos ou funções ecológicas para as espécies. Por situarem-se em regiões de alta produtividade, sem estresses climáticos e que favorecem interações biológicas complexas...”. Considerando essa observação, discorra sobre três aspectos positivos que favorecem a alta diversidade biológica das florestas tropicais pluviais.

Resposta:

 Em um bioma deve-se julgar três variáveis que são de extrema importância para realizar a descrição do mesmo, sendo elas:

Flora: devido a sua enorme importância para os organismos vivos além de representar um grande tesouro, sendo possível realizar inúmeros serviços ecossistêmicos, alimentação e composição da paisagem.

Fauna: possuem importante papel na manutenção do equilíbrio da natureza e fazem parte dos organismos vivos em um bioma. São vitais a existência de muitas plantas, presentes no elo de procriação já que costumam servir como polinizadores e atuando na cadeia alimentar.

Clima: influência a vida em todo o bioma, o conjunto de fenômenos metrológicos interferem e determinam a vida dos seres vivos, vegetação e todos os demais tipos de solo.

Questão 2. A figura abaixo foi elaborada por Arzzola et al. (2010, Rev. Inst. Flor. 22(1): 155-169.) e refere-se às síndromes de dispersão de frutos de espécies vegetais, zoocoria (dispersão por animais), anemocoria (dispersão pelo vento) e autocoria (queda espontânea do fruto) numa área de regeneração natural da Serra da Cantareira (São Paulo, SP). Considerando a relação entre plantas e animais em uma formação vegetal e os resultados apresentados na figura, comente sobre a relação entre a proteção das espécies animais desse local e seu provável estado de regeneração natural.

Resposta:

De acordo com o gráfico, podemos afirmar que a maioria dos frutos de espécies vegetais sofrem dispersão por animais, isso significa que caso esses mesmos animais entrem em extinção, muitas das espécies desses frutos não teriam sua regeneração de maneira natural, podendo consequentemente também entrar em extinção. Assim como animais que antes se alimentavam desses frutos, passariam a não ter mais o seu alimento, alterando toda cadeia alimentar. A proteção desses animais é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio biológico das espécies, tendo em vista que uma depende da outra de forma direta ou indireta.

[pic 1]

Questão 3. “A distribuição dos biomas na superfície terrestre relaciona-se principalmente com os climas, mais diretamente com a temperatura e a precipitação.” (Mantovani, 2005). Considerando esta afirmativa, comente sobre a variação dos tipos de domínios no planeta, da linha do Equador em direção aos pólos. Como variam o clima e a diversidade biológica no planeta?

Resposta:

Podemos afirmar a variação dos tipos de domínios de acordo com o distanciamento da linha do equador. Os biomas mais quentes e chuvosos são encontrados entre os trópicos e por oferecerem condições favoráveis para o desenvolvimento de muitas espécies, contam com uma grande biodiversidade. Conforme se aproxima da região dos polos, a tendência dos biomas é apresentar temperaturas mais baixas e ambientes mais secos com vegetação específica, como por exemplo a Tundra. Costuma apresentar baixa diversidade entre as espécies devido a essa temperatura.

Questão 4. Em ambientes tropicais e temperados é possível encontrar serapilheira depositada sobre o solo. No entanto, há diferenças quanto à sua composição e grau de decomposição. Comente sobre grau de decomposição da serapilheira quanto à temperatura e à umidade.

Resposta:

A serrapilheira é composta por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes, restos de animais, excretas e material fecal. Mas tais componentes podem variam de acordo com o ecossistema no qual estão inseridos e das características apresentadas pelo mesmo. Como é possível observar em ecossistemas aquáticos, por exemplo, presença de detritos algais, além de detritos da vegetação florestal do entorno (folhas, ramos, frutos). Em todos os biomas florestais, a serrapilheira é formada majoritariamente por folhas. Portanto, a composição da serrapilheira é determinada tanto de maneira qualitativa como quantitativa por meio de diversos fatores, sendo eles: vegetação madura dominante, macrofauna e mesofauna presentes, diversidade da microbiota decompositora, taxas em que ocorre a decomposição, biogeoquímica do solo ou do sedimento aquático, possíveis distúrbios, pH e por fim, por meio das diversas variáveis ambientais (umidade, temperatura, precipitação pluviométrica), topografia e latitude.

Questão 5. “As plantas nestes ambientes (restingas) já lidam como altas temperaturas atmosféricas, além de deficiência hídrica e nutricional. Além disso, temperaturas elevadas também sobre a areia nua fazem com que sítios de germinação se restrinjam, para uma maioria das espécies, à sombra de outras” (Scarano, 2008). Considerando a citação acima, comente sobre os fatores limitantes presentes nas formações de restinga e a relação existente entre essa formação vegetal e a Mata Atlântica.

Resposta:

Existem diversos fatores que influenciam a formação da vegetação da restinga, sendo eles:

Relevo: o tipo de topografia dessa área, com dunas, cordões, depressões, é um fator determinante no tipo de vegetação que ali ocorre.

Água: é um dos elementos mais importantes na formação de uma paisagem terrestre, fazendo ligações com fenômenos da atmosfera e litosfera, sendo escassa neste ambiente.

Solo: importante condicionador e fator limitante da distribuição das formações florísticas, neste ambiente tem-se um solo rico em sais, arenoso e pobre no quesito nutricional, restringindo a ocorrência de determinadas espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (379.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com