TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Por:   •  8/11/2021  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido “Holocausto Brasileiro”

O documentário produzido por Daniela Arbex em 2016 retrata a história do massacre de aproximadamente 60 mil pessoas no antigo Hospital Colônia de Barbacena entre 1930 e 1980.

O local, que na sua fundação era um requintando hospital, passou a ser conhecido como um hospício, no qual, pessoas consideradas deslocadas da sociedade eram internadas e esquecidas até findarem suas vidas.

No meio desses, se encontravam pessoas em situação de rua, usuários de droga, bêbados, gays, lésbicas, mulheres adúlteras, crianças e adolescentes abandonados, pessoas que sofriam de distúrbios neurológicos, deficientes físicos, etc.; a maioria era negra; o racismo se fazia presente; o chamado eugenismo tirava esse grupo indesejável da cidade grande e os dispensava no Colônia como loucos, indigentes.

Segundo ex-funcionários do Hospital, muitas dessas pessoas não tinham nenhum indício de doença mental. Alguns eram usuários de droga, de bebida alcoólica, pessoas que se metiam em confusões com autoridades, e que imediatamente eram levadas a esse local. Muitas das vezes prendiam os “loucos” por serem/pensarem diferente.

Os funcionários contratados pela Prefeitura não possuíam nenhum tipo de capacitação e nem mesmo experiência no cuidado com essas pessoas e os variados tipos de males que as acometia. Era solicitado na contratação, apenas que distribuíssem remédios e dessem banho nos pacientes.

O que diferenciava a administração e dosagem dos medicamentos eram apenas as duas cores dos comprimidos: azul e rosa. Dependendo do comportamento de cada paciente, era indicado que se desse um ou outro, e na maioria das ocasiões que lhes dessem os dois concomitantemente.

Quando os pacientes estavam doentes, lhes aplicavam a mesma medicação e a mesma seringa era utilizada em diversas pessoas ao mesmo tempo, expondo-as ao risco de contaminação de variadas doenças infectocontagiosas.

O eletrochoque era usado com finalidade terapêutica pelos ex-funcionários, porém, foi admitido que os pacientes que tinham mau comportamento, obtinham como penalidade passar pelo eletrochoque também.

Tudo isso é relatado com muita tranquilidade e frieza pela maioria dos ex-funcionários, lidavam com o assunto de forma natural e contavam a história com riqueza de detalhes, calmamente; como se estivessem se eximindo da culpa e colocando como principais culpados apenas os médicos do local e de outros hospitais, a polícia, a Prefeitura, o Governo, por terem “jogado” essas pessoas aos cuidados deles.

Muito me incomoda que, naquela época, aquela sociedade convivia bem com isso, era tido como normal a forma indigna com que eram tratados os internos do Hospital Colônia. Tanto os médicos, quantos os “enfermeiros”, os ex-funcionários, talvez até conhecessem sobre ética, mas a moralidade daquele tempo, os permitia agir daquela forma.

Num local da área da saúde, a real expectativa não era curar, mas ir deixando as vidas chegarem até o seu fim, para serem sepultadas num cemitério que era praticamente acoplado ao hospital, onde os corpos eram jogados aos montes, sem caixão, na mesma cova. No cemitério que hoje é desativado eram postos os loucos, os suicidas, os negros que não poderiam ser sepultados junto dos chamados “normais”.

Há indícios de que 1.800 cadáveres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com