TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Sócio-Cultural

Por:   •  19/12/2017  •  Seminário  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 5

Abordagem Sócio-Cultural

7


Sobre a Autora

        Maria da Graça Nicoletti Mizukami é pedagoga e atua junto a área de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos-SP. Especializou-se em Didática, Tecnologia Educacional e Prática de Ensino na República Federal da Alemanha (Karl Ruprecht Universitaet e Paedagogische Hochschule Heidelberg). É mestre em Educação pela PUC-RJ e Doutorou-se também pela PUC-RJ em Ciências Humanas, área de Psicologia Educacional, atualmente atua na área de formação de professores, pesquisa e docência.

Ensino - Abordagens do processo

 Livro Escrito por Maria da Graça Nicoletti Mizukami e publicado em 1986

        A parte do livro a ser trabalhada será a Abordagem sócio-cultural, que tem como total inspirador Paulo Freire, grande Educador e filósofo Brasileiro e considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial. A abordagem trata de um fenômeno que é a preocupação com a cultura popular Educacional, tratando a partir de pensamentos sociais e filosóficos do “Ser Sujeito”. Essa preocupação surgiu após a segunda Guerra Mundial e se liga à problemática da democratização da cultura.

        Para começarmos a falar sobre as questões a serem respondidas, primeiro vamos falar sobre as ideias propostas no início da abordagem.

        “O homem ser o sujeito criador do seu conhecimento” e também dito por Paulo Freire que o homem é o sujeito da educação. Uma ligação muito grande com a ideia da interação Sujeito-Objeto, onde o homem se interage com o universo e o ponto de partida para o conhecimento são as coisas que temos no mundo real.

        O Ser sujeito no contexto da abordagem, é aquele que busca, que investiga a sua natureza e a realidade, aquele que está na ação e a conduz. O homem será sujeito a partir de quando ele reflete essa realidade e sua própria situação, estando comprometido a mudá-la e após se tornar sujeito da sua própria educação, cria consciência crítica, sendo assim um ser de Práxis, palavra que se diz a respeito de conduta e ação, entendida por Freire como as ações dos homens para transformar o mundo sendo assim oque podem chamar de conscientização.

        Dentro desse processo de conscientização vem o conhecimento. A elaboração do conhecimento está ligado a esse processo, sem a conscientização o indivíduo tem a separação do pensamento sujeito-Objeto e com o conhecimento vem a superação dessa dicotomia.

        O processo de Conscientização nunca acaba, está sempre em desenvolvimento e progressão, sendo uma crítica da realidade.

        

Entrando no que se diz Educação, a abordagem diz que ela deve estar em todo lugar. A educação é necessária para que o homem se torne sujeito.

        É preciso que a educação esteja em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos, adaptada ao fim que se persegue permitir ao homem a seu sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer com outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história… (Freire, 1974a, p. 42)

        Para Freire, educação é um fruto da imaginação, quando deixa de ser isso, o homem perde a noção de seu futuro, sem dominar seu presente.

        Como é a aprendizagem?

        Respondendo a essa pergunta, Paulo Freire diz que é impossível separar ensino e aprendizagem e ambos do conhecimento, também diz a respeito da pedagogia do oprimido, essa que faz das dificuldades um objeto de reflexão, superando essas dificuldades não sendo oprimido e libertando-se. O ensino-aprendizagem deve superar essa ideia de oprimido, a partir da práxis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (286 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com