TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acao Pedagogica Do Professor

Artigo: A Acao Pedagogica Do Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 7

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

O professor ao fazer a articulação da teoria com a prática, bem como a relação com o contexto do aluno, observando os fatores cognitivo, afetivo, social e cultural, melhorará a prática pedagógica, e consequentemente o aluno avançá-la no processo de ensino e aprendizagem de modo significativo.

O professor é um agente que tem a missão de provocar em seus alunos novos conhecimentos, por meio de novas formas de pensar, ver e agir no mundo, tornando a aprendizagem mais significativa.

De acordo com Paulo Freire (1979,51),

A construção do conhecimento se estabelece conforme as relações que organizam e explicam o mundo. Isso envolve assimilar aspectos dessa realidade, apropriando-se de significados sobre a mesma, através de processos ativos de interação com outras pessoas e objetos, modificando ao mesmo tempo a forma de agir, pensar e sentir (FREIRE, 1979, 51)

Pode-se verificar, com a citação acima, que o papel do professsor é extremamente importante no processo educativo, devido em qualquer idade, o aluno, ao se inserir no processo educativo, tem à sua frente um universo a ser revelado. E é na interação com o outro que irá se processar a efetiva significação do aprender. Nessa relação, tem-se no educador uma grande responsabilidade e a possibilidade de mediações importantes, no processo de ensino aprendizagem. Professor e aluno devem caminhar juntos na construção do conhecimento, objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também auxiliará na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade.

Outro fator que possui importante papel no processo de desenvolvimento do aluno é a família, pois é de suma importância que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos cotidianamente, isto é, reforcem as atitudes boas e corrijam os comportamentos inadequados.

É oportuno, portanto, destacar “a importância de se reconhecer as famílias como parceiras ativas e essenciais na educação das crianças, ou seja, famílias e instituição precisam trocar saberes e competências [...]”. (SANTA CATARINA, 2005, p. 63). Por isso, é primordial que haja interação e diálogo entre escola e família.

A escola é o principal espaço para a busca do conhecimento, em que ocorre à intervenção pedagógica, e a função do professor é ser um mediador do conhecimento. Com seu auxílio, precisa acontecer a aprendizagem significativa dos alunos. No entanto, sabemos que não é apenas na escola que o aluno aprende, mas também no mundo externo, em contato com outros meios educativos. É importante proporcionar ao aluno contato com diversos tipos de leitura, seja ela de qualquer texto e gravuras, fazendo com que desperte sua imaginação e criatividade.

É de suma importância o professor ampliar seus conhecimentos e mediar os alunos, de modo que estes exponham suas preferências, dificuldades ortográficas, interpretem e produzam textos compreensíveis, tornando-se sujeitos ativos, autônomos e participantes no mundo e no contexto social no qual estão inseridos.

Para Vigotski (2003, p. 75):

Na base do processo educativo deve estar à atividade pessoal do aluno, e toda a arte do educador deve se restringir a orientar e regular essa atividade. No processo de educação, o professor deve ser como os trilhos pelos quais avançam livre e independentemente os vagões, recebendo deles apenas a direção do próprio movimento.

Percebe-se então, a necessidade de o professor conhecer a realidade social e cultural do aluno, a fim de contribuir para a alfabetização significativa para que o aluno compreenda a importância de saber ler e escrever em nossa sociedade. Portanto, no processo de ensino-aprendizagem, as interações entre professores, família e alunos fazem a diferença. A mediação das idéias e experiências com o outro pela palavra, pela autonomia de vez e voz, traz a perspectiva de um trabalho diferenciado e repercute em ações que contribuem significativamente no desenvolvimento do ensino. O professor precisa conhecer a realidade vivenciada pelo aluno e, com base nisso, o Projeto Político Pedagógico da escola contemplar tais necessidades. Para tanto, é necessário um trabalho coletivo na escola, incluindo políticas públicas de formação continuada tanto aos professores quanto aos familiares, assessoria pedagógica e psicológica aos professores, alunos e familiares, uma vez que somos conhecedores que o emocional e o intelectual são indissociáveis.

Diante disso, podemos verificar que as ações pedagógicas precisam contemplar as necessidades dos alunos, e, no caso da criança que não tem auxílio dos pais, é a que mais precisa da escola para se alfabetizar. Segundo Vigotski (2003, p. 105), “a criança reproduz e assimila ativamente o que observa nos adultos, aprende as mesmas atitudes e desenvolve as habilidades mais primordiais para a sua atividade futura”. Se, no grupo familiar, a criança não tem hábitos de leitura, o professor precisa criar estímulos que façam com que esse aluno aprenda a ler e a escrever, superando as dificuldades.

Por isso, é necessário que o PPP da escola contemple a orientação a ser oferecida aos pais. Caso contrário, fica apenas no discurso e queixas que vêm se arrastando há muitas décadas.

Enfatizamos a necessidade de o professor pensar em maneiras diversificadas de trabalhar com os alunos, com atividades organizadas de tal modo que a leitura e a escrita tenham diferentes formas de representação, desenvolvendo a imaginação e o pensamento lógico, como forma de chamar a atenção dos alunos. Também, o professor necessita conhecer, avaliar e interagir com as idéias e as ações que os alunos estão desenvolvendo durante a atividade de leitura e escrita.

Diante dessa perspectiva, o professor pode entender o processo de construção pessoal de cada um de seus alunos, interagindo com o mundo em que vive. Os alunos são também sujeitos ativos de aprendizagem, cabe ao professor o importante papel de líder e facilitador desse processo, criando condições que favoreçam o ensinar e o aprender no processo de ensino e aprendizagem.

Nóvoa (1995, p. 67), enfatiza que “a formação continuada precisa valorizar os saberes de referência da profissão, a partir da reflexão que os docentes fazem sobre sua prática” Por isso, os estudos, discussões e reflexões coletivas na escola se fazem necessária.

A aprendizagem efetiva do aluno dar-se-á quando o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com