TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Letramento na Sala de Aula

Por:   •  29/9/2021  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

CASTANHEIRA, Maria Lucia; MACIEL, Francisca Isabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e letramento na sala de aula.

O estudo do livro Alfabetização e Letramento na sala de aula, traz a discussão de textos que abordam diferentes tipos de alfabetização e letramento, contribuindo  para a construção de conhecimento que favorece a articulação entre a teoria e a prática educacional, a construção de alternativas pedagógica capaz de atender aos desafios vivenciados por aqueles que atuam na sala de aula e criar efetivas possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita para todos os alunos.

Diante dessa linha de pensamento, o registro da rotina do dia e a construção de oportunidade de aprendizagem da escrita, as autoras  analisam um caso expressivo ocorrido em uma turma de alfabetização e letramento para a prática da sala de aula. Elas discutem porque e como alfabetizar na perspectiva do letramento.

Considerando o planejamento como algo importante para desenvolvimento de ações autônomas e efetivas dos profissionais da educação, tendo em vista as questões que envolvem o fracasso na alfabetização das crianças mudar o aspecto sobre organização das atividades de ensino na sala de aula.

Cada vez mais presente no contesto educacional, as avaliações sistemáticas da aprendizagem se tornam objeto de estudo e discussão. Esse tema abordado no texto Alfabetização e Letramento na sala de aula, iniciada pelo centro de alfabetização leitura e escrita, com o presente volume, apresenta uma das possibilidades de pesquisa buscando uma melhor compreensão dos processos de alfabetização e letramento considerando as suas muitas facetas, a necessidade de integração de diferentes abordagens teóricas no estudo desses fenômenos e por fim, os condicionantes sociais, econômicos e políticos desses processos em diferentes níveis sociais, e principalmente no ambiente escolar. Essa busca é orientada pela necessidade de contribuição para construção da escola pública como um espaço no qual os alunos de diferentes classes sociais possam ter o seu acesso e permanência no mundo da escrita.

Essa coleção traz ao centro de discussão os fenômenos da alfabetização e letramento, dessa vez enfatizando conhecimentos produzidos sobre essa temática para a sala de aula, ou seja, para o que acontece na interação entre professor e alunos que participam diariamente da construção de oportunidade de aprendizagem da leitura e da escrita.                                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com