TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL COMO CONDUTORAS DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA

Por:   •  9/12/2022  •  Artigo  •  3.976 Palavras (16 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                                                                               

NATÁLIA LUCZKIEWICZ DA SILVA

   PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL COMO CONDUTORAS DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA

   TAQUARANA – AL

 2021


CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

NATÁLIA LUCZKIEWICZ DA SILVA

   PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL COMO CONDUTORAS DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Linguística Aplicada à Educação.

                                             

TAQUARANA – AL

2021

PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL COMO CONDUTORAS DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA

Natália Luczkiewicz da Silva[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – As discussões sobre práticas de leitura e escrita estão cada vez mais em pauta nas escolas, sobretudo, ao adotar o conceito de letramento como algo que extrapola o ambiente formal de ensino, partindo de manifestações socialmente situadas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir como o letramento social pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita nos espaços escolares. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico pautado na leitura de textos científicos e livros que discorrem sobre a temática abordada, como forma de dialogar com autores que trabalham na perspectiva dos letramentos enquanto práticas sociais. A partir das reflexões apresentadas ao longo deste trabalho, concluímos que as aprendizagens advindas de letramentos sociais não podem ser desprezadas no ambiente escolar, uma vez que, ao chegar à escola, o aluno carrega uma bagagem fruto de sua cultura e da sua situação socioeconômica, por isso, os professores precisam descontruir noções de que o aluno é uma tábua rasa e ouvi-los, pois eles têm muito a ensinar, podendo assumir o posto de protagonistas da própria aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento social. Leitura. Escrita. Ensino e aprendizagem.


1 INTRODUÇÃO

Os estudos sobre o letramento vêm se desenvolvendo sumariamente, à medida em que é visto como algo que não despreza a importância da alfabetização, mas que extrapola os seus princípios. A alfabetização é uma prática educacional que está voltada, principalmente, ao saber ler e escrever, ou seja, às práticas de codificação e decodificação do código linguístico de determinado falando, sendo considerado um dos processos mais importantes para a formação de um aluno, pois a leitura e a escrita são fundamentais para a aprendizagem de outros conteúdos.

Os letramentos não devem ser considerados como dicotômicos em relação à alfabetização, pois cada um desses processos possui a sua importância e finalidade. Podemos assumir, pois, que os letramentos são práticas de leitura e escrita socialmente localizadas, em que não basta apenas conhecer aquilo que está escrito, mas é necessário, sobretudo, saber interpretar e trazer essa compreensão para as práticas concretas de uso da língua.  Socialmente, somos expostos a diversas formas de comunicar, e um cidadão letrado saberá como agir diante de cada uma delas.

Nesse sentido, o que inicialmente era considerado um conhecimento que possuía raízes na escola, a partir da alfabetização formal, atualmente, pode ser visto como um processo contínuo, que tem início antes mesmo do aluno ingressar na escola, e quando ingressante, traz essas experiências plurais para os espaços escolares, a fim de relacionar conhecimentos para a sua formação. Diante disso, este trabalho busca responder a seguinte questão: como o letramento social pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita nos espaços escolares?

Movidos por esse questionamento, acreditamos que os letramentos sociais têm contribuído para as aprendizagens no contexto escolar, uma vez que o aluno apresenta um maior interesse de interagir quando a sua voz é ouvida, quando ele assume um papel de construtor de conhecimentos e não apenas receptor. Além disso, quando o aluno desenvolve a capacidade de ler e escrever, a partir do que vivencia em seu contexto social, ele conseguirá observar o seu entorno com mais criticidade e autonomia.

Para comprovar e/ou verificar se essas hipóteses são aplicáveis, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir como o letramento social pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita nos espaços escolares. A partir desse objetivo, traçamos alguns específicos para o andamento da pesquisa: apresentar a concepção de alfabetização e de letramento, mostrando seus pontos de encontro e diferenças; discorrer sobre os letramentos sociais, o que são e qual a importância; destacar a necessidade de um trabalho atento com a leitura e a escrita em sala de aula, por meio de métodos que atinjam a aprendizagem significativa.

Este trabalho é relevante, pois levará os leitores, profissionais docentes, a refletirem sobre a sua atuação em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, visto que observarão a importância da participação do aluno na construção do conhecimento, desconsiderando a visão conservadora e tradicionalista de que os conteúdos trabalhados em sala de aula são estruturas fechadas, prontas e acabadas, sem abertura para diálogo e visitação.

A metodologia utilizada é bibliográfica, em que buscamos o aprofundamento teórico do tema abordado. Os dados da pesquisa partem de investigações realizadas por meio da leitura de trabalhos científicos e livros, de autores consagrados da área, e serão analisados de forma qualitativa, na qual o interesse está centrado na discussão e interpretação dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com