TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arma de Artilharia

Por:   •  5/9/2023  •  Dissertação  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 3

Al: Rosa, n° 7143

Tu: B3 (2° Cia – 8° Pel)

A Arma de Artilharia

A arma de artilharia exerce um papel fundamental nas operações militares, proporcionando apoio de fogo essencial às tropas em campo. No contexto do Exército Brasileiro, a arma de artilharia desempenha um papel estratégico, combinando poder de fogo, mobilidade e precisão.

A palavra "artilharia" tem origem no termo italiano "artigliere" que significa "aquele que maneja uma arma". O termo, por sua vez, deriva do latim "artilĭus" que significa "aparelho, instrumento, máquina de guerra".

O obus é um símbolo icônico da artilharia, representando seu poder de fogo e capacidade de lançar projéteis a longas distâncias. Ele também simboliza a precisão e a eficácia da artilharia para o sucesso das operações militares.

A origem da artilharia remonta a milhares de anos, tendo suas formas primitivas datadas do século IV a.C., na China. Os chineses desenvolveram armas como o “pao” e o “tou-ou”, armas que se assemelham às catapultas, utilizadas para lançar flechas maiores e pedras sobre os inimigos. No Brasil, a origem da artilharia remonta ao Período Colonial. Durante esse período, o Brasil contava com diversas fortificações costeiras equipadas com canhões, a fim de defender as cidades e os recursos coloniais de ataques dos inimigos.

O avanço tecnológico da artilharia veio junto com a Revolução Industrial no século XIX. Materiais como o aço permitiram a construção de canhões mais resistentes, eficientes e precisos. Hoje a artilharia conta com tecnologias de automação, sistemas de orientação por satélite, miras laser e munições inteligentes. Ademais, há as divisões de Campanha, Antiaérea, precisão, dentre outras.

Em tempos de paz, a artilharia treina e instrui a tropa, aprimorando habilidades de manuseio das armas, apoia a segurança interna no controle de distúrbios e combate ao crime organizado, e demonstra a força do Exército com sua presença em desfiles e cerimônias militares, momentos os quais serve de dissuasão e mostra a prontidão das forças armadas em caso de necessidade.

Na guerra, a Artilharia fornece Apoio de Fogo às tropas terrestres, seja bombardeando posições inimigas, neutralizando fortificações e armamentos, seja criando situações favoráveis para o avanço das tropas amigas. Além disso, com a Defesa Antiaérea, desempenha papel crucial na detecção, rastreamento e destruição de aeronaves inimigas, protegendo tropas e estruturas aliadas.

Seu patrono, o Marechal Emílio Luís Mallet, Nasceu em 10 de junho de 1801, na cidade francesa de Dunkirk. Mallet alistou-se no Brasil em 13 de novembro de 1822 após receber o convite do imperador D. Pedro I para ingressar no Exército Brasileiro, assentando praça como 1° cadete. Em 1823 jurou à Constituição do Império, adquirindo nacionalidade brasileira. Na Campanha da Cisplatina, Mallet comandou a 1° Bateria do 1° Corpo de Artilharia Montada, além de ter recebido seu batismo de fogo e assumido o comando de outras três baterias. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi sua participação na Guerra do Paraguai, quando comandou a artilharia brasileira durante a Batalha do Tuiuti, em 1866. Em reconhecimento aos seus feitos, o Marechal Mallet foi escolhido como Patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro por meio de decreto presidencial em março de 1932.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com