TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra

Exames: A Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE LA SALLE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

METODOLOGIA DE PESQUISA

RAFAEL BABINSKI

RESENHA CRITICA

A Arte da Guerra

Lucas do Rio Verde-MT

2011

1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

TZU, S. A Arte da Guerra. 7ª Ed. Cap. 04, p. 49 a 52. SÃO PAULO: CULTURA, 2004

2 CREDENDICIAS DO AUTOR

Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV a.C. e no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.

Foi um profundo conhecedor das manobras militares, escreveu A Arte da

Guerra, famoso livro chinês sobre técnicas militares.

Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são breves narrações de alguns fatos de sua vida.

Apesar das especulações sobre a sua vida e existência, a sua obra A arte da Guerra é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade.

3 POSIÇÕES ESTRATÉGICAS

Na antiguidade, o perito em batalha, primeiro, tornava-se ele próprio invencível. Depois, esperava que o inimigo expusesse a sua vulnerabilidade.

A garantia da vitoria só depende de nos, mas a vulnerabilidade do inimigo depende dele mesmo, o perito pode tornar-se invencível mais nunca pode garantir a vulnerabilidade do inimigo.

A invencibilidade esta na defesa, já a vulnerabilidade do inimigo revela-se no ataque, um exercito que assume posição defensiva sabe que o seu inimigo tem uma força maior que a dele, e pode contar com um ataque esmagador, já o exército que se lança ao ataque tem conhecimento que o inimigo e fraco, e não terá problemas em atacar.

Os antigos diziam ser perito é aquele que vencia quando a vitoria ela facilmente previsível, mais uma vitoria assim, nunca seria uma vitória excepcional e nem traz para ele reputação, e coragem, um perito tem vitorias infalíveis por que ele age onde a vitoria e certa. Um bom comandante ocupa um lugar onde ele tem visão do terreno, onde ele não pode ser trapaceado, tem visão do campo de batalha, do inimigo sabe seus pontos fracos e fortes, ele só lança suas tropas para uma batalha depois de ter garantido a vitoria.

Para uma batalha ter sucesso ele deve analisar cinco fatores, os cálculos, as quantidades, a logística, a balança do poder e por fim a possibilidade de vitoria.

Onde todos formam uma estratégia vencedora, analisando o tipo de terreno no qual ira ocorrer o confronto, qual o tamanho do exercito, e a vitoria e baseada na balança do poder.

Um exército vitorioso e como um peso de 100 quilos em cima de algumas gramas, e um exército derrotado e como algumas gramas em cima de 100 quilos, a posição estratégica é muito importante para conseguir a vitoria, o lugar que ele se posiciona deve-se levar em conta todos os fatores se é um lugar que poderá ter defesa, terá facilidade para sair para o ataque, tendo estratégia tanto na guerra como na vida pessoal ou empresarial você só tem a vencer.

Tendo em mente uma estratégia e posição estratégica você esta um passo a frente do inimigo e já tem vantagens para lançar seus homens para a batalha e fazer deles um exército vencedor.

4 RESENHA CRÍTICA

Comparando a opinião do autor citada nesse parágrafo concordo com suas idéias, Sun Tzu mostra com clareza como tomar a iniciativa e combater o inimigo. Nossa vida social e corporativa não é muito diferente de uma guerra, pois a cada momento estamos travando batalhas com nos mesmos.

Sendo assim, para conseguirmos algo, atingirmos metas, devemos planejar estudar o assunto mais a fundo, conhecer os obstáculos a serem percorrido, e mais importante que isso é conhecer a si próprio, comparando nossos pontos fortes e fracos, qual o nosso limite e até onde queremos chegar. Esses pontos o autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com