TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual FGV Gestão de Pessoas

Por:   •  14/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  3.349 Visualizações

Página 1 de 7

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 4 - Liderança

Aluno: Yammillet de Carvalho

Turma: Gestão de Pessoas - T1019-92

Introdução

   O líder é um gestor capaz de influenciar pessoas positivamente de modo que, sobre sua orientação, se chegue ao objetivo, a fim de que a missão, visão e valores seja realidade. De acordo com Macêdo e colaboradores (2012:94), “liderança é a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas”.

   Partindo da premissa anterior, sobre o papel de um líder, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise dos diferentes tipos de liderança presentes nas organizações, abordando os aspectos das principais características desses perfis de liderança, as vantagens e desvantagens de cada perfil e estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

   No mundo dos negócios existe vários tipos de liderança, isso ocorre devido a variação de personalidade, estilo e nível de formação individual. Nesse sentido, não existe um perfil ideal de líder, todos tem pontos positivos e negativos, mas sim um comportamento que gera mais resultado para cada momento de acordo com a cultura organizacional da empresa. Sendo assim, o líder deve ter vários estilos dentro de si, adaptando seu perfil estrategicamente para definir qual a melhor performance a cada situação. Assim, considerando o papel do líder no contexto organizacional, segue uma análise dos diferentes estilos de liderança e presentes nas organizações.

   Seguindo a linha histórica na evolução da abordagem comportamental de um líder, inicialmente com a Teoria dos Traços, a qual afirma que a influência de um líder era exercida pelas caraterísticas inerentes a ele e que com determinados traços físico, intelectual e social. Desse modo, afirmando que existem pessoas mais propensas a assumir cargos de gestão, no entanto, atualmente, essa teoria foi abandonada, sendo adotada a Teoria do Comportamento, tendo em vista que muitos líderes não se configuram nessa hipótese, sendo assim, é constatado que pode se obter bons líderes por meio de estudo e treinamento.

   Outrossim, vale apresentar as contribuições de Rensis Likert em relação a abordagem comportamental, no qual associou o sucesso de algumas organizações ao perfil de liderança adotado pela empresa, porém, foi Kurt Lewin (1973), com a Teoria dos Estilos de decisão, que definiu as principais formas de líder uma equipe, seguindo a linha de pensamento dos teóricos mais tradicionais, temos os estilos ancorados em três principais: democrático, autoritário e liberal.

Principais características dos perfis de liderança apresentados e suas vantagens e desvantagens

- Democrático: focado no líder e na equipe, estilo participativo, no qual estimula a equipe, dando a ela a oportunidade de participar das decisões, debatendo e decidindo em conjunto, o líder dá suporte à equipe.

As vantagens: traz novas ideias e possíveis melhorias dos processos e resultados.

As desvantagens: demora na tomada de decisões pode confrontar as necessidades urgentes e não oferecer o tempo adequado para informar e consultar a equipe. Além de que times imaturos tendem a não oferecer resultados significativos nesse tipo de liderança

- Autoritário: enfoque no chefe, estilo autocrático, dominante, centralizam as decisões, controle rígido sobre os processos, emitindo ordens e exigindo resultado dos subordinados, o trabalho só se desenvolve na presença do líder.

As vantagens: a rapidez nas decisões e a simplificação dos processos

As desvantagens: desmotivação da equipe devido a centralização do poder causando possível queda de rendimento no final da tarefa, criticidade com quem não atinge os resultados.

 voltado a fazer críticas.

- Liberal: focado na equipe, estilo laissez-faire, deixa os integrantes tomarem as decisões, permitindo a liberdade do grupo.

As vantagens: eleva a confiança da equipe, além de possibilitar a avaliação dos resultados dos processos, da maturidade e coesão da equipe.

As desvantagens: não pode ser aplicado em equipes imaturas, sem capacitação técnica para tomada de decisões e executa-las.

   Essas são as três principais, no entanto, como é tendência, esses estudos vão evoluindo e ganhando outros contextos e percepções, conforme a visão/consideração dos autores. Assim, pode-se fazer referências a outros estilos:

- Liderança situacional: focada na maturidade dos profissionais e na situação, um líder que se dá bem com a adaptação e adequação as situações, direcionando a equipe para diferentes funções. Este estilo relaciona liderança x motivação x poder, deixando claro as expectativas sobre seus colaboradores em um determinado intervalo de tempo. Sendo assim, com líderes de baixa maturidade o líder deve ser mais conservador.

As vantagens: traz resultados positivos independente da maturidade da equipe.

- Liderança positiva: sustentada pela Psicologia Positiva, focada no crescente de resultados positivos para a equipe, explorando o propósito e as habilidades para atingir as metas.

As vantagens: aumento da produção e integração da equipe, redução dos problemas psicológicos devido ao equilíbrio de funções.

- Liderança Coaching ou treinador: focada na performance, o líder é um coach, dando suporte à equipe, estimulando e potencializando o grupo criando planos de ação, liga o que a pessoa quer ao interesse do grupo.

As vantagens: estimula a equipe em busca da melhor performance.

As desvantagens: pode não ter tempo hábil e acredita que tudo pode ser solucionado com treinamento.

- Liderança coercitiva: uma ramificação da liderança autoritária, comanda assustando a equipe, enfoque em resultados, voltado ao resultado, dá uma direção clara em emergências, apropriado em crises gerando mudanças rápidas com um novo modo de se fazer as coisas.

As vantagens: tem habilidade para lidar com colaboradores problemáticos

As desvantagens: criticidade negativa aos colaboradores.

- Liderança marcadora de ritmo: uma ramificação da liderança autoritária, é baseada no exemplo oferecido pelo líder, tendo como base a alta performance.

As desvantagens: impaciência com lentidão dos colaboradores, as pessoas não estarão no mesmo nível de produção.

- Liderança Paternal: voltado a estabelecer um relacionamento entre a equipe, fortalecendo laços fraternos, criando harmonia e conectando os integrantes, cria relação de confiança e simpatia com a equipe.

As vantagens: bom em resolver conflitos internos, motiva em momentos de tensão.

As desvantagens: cria uma equipe sensível a críticas negativas.

- Liderança Inspirador: baseada no exemplo, não necessita de muitas ordens cada integrante da equipe sabe seu papel e função, ideal para equipes motivadas.

As desvantagens: não recebe contribuição de ideias dos colaboradores, tendo em vista que o modo do líder é o padrão, pode gerar conflito com pessoas mais experientes.

- Liderança Visionário: trabalha com metas a longo prazo, conduzindo a equipe a metas compartilhadas, atribuindo significado as tarefas, criando um ambiente em que os interesses comuns se harmonizam com os pessoais.

As vantagens: valorização dos bons talentos dos integrantes.

As desvantagens: dificuldade na realização das tarefas a curto prazo.

- Liderança Centralizador: decisões tomadas pelo líder, usado em emergência ou em equipe imatura.

As desvantagens: desmotivação da equipe.

Estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional

   No mundo contemporâneo globalizado, existem algumas características que se destacam, no geral o perfil inspirador é o que se destaca, no entanto, existem momentos em que se exige lideranças mais conservadoras.

- Liderança carismática (Inspirador): é um modelo baseado nas características do líder percebidas pela equipe, segundo Maximiano (2004) além de inspirador, nesse caso o líder é visto como transformador, revolucionário e renovador. Além de ser ideal para mudanças devido a boa comunicação do que deve ser seguido.

 - Liderança transformacional (Inspirador): segundo (Robbins, 2000:65) são líderes “que inspiram seus seguidores a transcender os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados”. Sendo assim, conseguem extrair a melhor performance para a execução das metas.

- Liderança Visionária: tendo em vista que líderes de visão conseguem transpor limitações comuns as empresas, a fim de alcançar e criar metas inimagináveis. Atualmente, a liderança visionária é um importante diferencial frente ao mundo globalizado.

- Liderança Coaching ou treinador: é tendência o enfoque em investimento em ações que elevam o o desempenho da equipe, promover a execução das metas, o líder inspira ao autodesenvolvimento.

- Autoritário:  ainda é comum esse estilo de liderança em muitas empresas, sendo a responsável pelas principais perdas de grandes talentos, devido a tensão e descontentamento causado na equipe, no entanto, algumas vezes necessária em momentos de crise.

Considerações finais

   O perfil de liderança pode ser desenvolvido e aperfeiçoado, não é uma característica inerente ao indivíduo. Nesse sentido, existem estudos comportamentais que desenvolvem métodos baseados nos estilos de líder. Além disso, não existe um perfil ideal de liderança, mas sim uma combinação de características de vários perfis de líderes que executam um melhor papel diante de cada situação e cultura da organização. Sendo assim, essas teorias e estilos não se excluem, mas agregam em somatório.

   Atualmente, diante do mundo contemporâneo e globalizado os perfis que inspiram e promovem a melhor performance são as mais comuns em empresas de sucesso, ser flexível a mudanças e inovador é essencial para ultrapassar as metas. Desse modo, todas as ferramentas apresentadas permitem a busca do diferencial quanto gestor, que leve ao crescimento e fortalecimento no mercado.

Referências bibliográficas

NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas. Conteúdo online disponível em:

http//www.ls.cursos.fgv.br. Acessado em 11/11/2019. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2018.

FERREIRA, Victor Paradela et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. e-book 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: 12/11/ 2019.

DRUBSCKY, Luiza. Perfil de liderança: conheça os 10 tipos mais comuns e descubra o seu,2018. Disponível em: https://saiadolugar.com.br/perfil-de-lideranca/. Acesso em: 12/11/ 2019.

BUENO, Rosana. Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam,2018. Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/o-que-e-lideranca/. Acesso em: 12/11/ 2019.

ANDRADE, Luiza. Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança,2018. Disponível em: https://www.siteware.com.br/lideranca/tipos-de-lideranca/. Acesso em: 12/11/ 2019.

PAULILLO, Gustavo. Qual o perfil de um líder de sucesso, 2018. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/perfil-lider-sucesso-equipe/. Acesso em: 12/11/ 2019.

MARQUES, José Roberto. Quais os tipos de liderança – conheça alguns modelos, 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/. Acesso em: 12/11/ 2019.

SOUZA, Carla Faria. ESTILOS DE LIDERANÇA: Análise do perfil dos líderes sob a ótica dos liderados: XXXVII Encontro nacional de engenharia de produção, Joinville, 2017. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_241_396_34481.pdf. Acesso em: 12/11/ 2019.

Liderança: uma Avaliação do Perfil de Liderança dos Gestores da Empresa Ego’s: IX Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, Florianópolis/SC, 2012. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/55716699.pdf. Acesso em: 12/11/ 2019.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (426.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com