TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autocracia Burguesa

Artigo: A Autocracia Burguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  4.114 Visualizações

Página 1 de 4

A Autocracia Burguesa e o Serviço Social

O serviço social em suas relações com o movimento autocrático burguês dos quais tomavam as decisões, usavam de estratégia e a ditadura que é a forma de governo sem a democracia do qual possuía a autoridade absoluta. O serviço social tradicional atendia as necessidades e ajudava os menos qualificados no exercício de sua profissão, nas estruturas de organização e instituição, o capitalismo trouxe em pratica o trabalho sócio-assistencial para a sociedade brasileira em favor dos mais necessitados, estas condições uniram-se ao Estado e as alterações que ocorriam na sociedade durante a determinação autocrático burguês devido as suas particularidades da profissão, tornando-se consolidada e estruturada para os assistentes sociais.

A criação de um mercado de trabalho para o assistente social ocorreu em meados dos anos quarenta, este mercado se expandiu na industrialização, no desenvolvimento capitalista e o Estado autocrático burguês, obtendo uma reforma organizacional quanto funcional das políticas sociais.

O seu novo local de trabalho seria nos serviços públicos que foi crescendo e estruturando no espaço nacional, a dedução de trabalho para o assistente social nas modificações que ocorreram ainda mantêm o setor publico como o principal empregador. Ate a década de setenta os assistentes sociais não possuíam suas características no crescimento industrial (setor privado). As indústrias inseriu-se com o serviço social devido à utilização sócio-política.

O crescimento das cidades, a grande aglomeração da população em pólos urbanos e a migração fizeram com que adquirissem profissionais por meios de concursos e colocando um novo padrão para seu próprio desempenho, com o passar dos anos se necessitou a modernização do seu desempenho, procedimentos administrativos e moldura organizacional, foi inovado seu perfil profissional em poucos anos o ensino superior passou a ofertar o curso de assistente social dos quais eram motivados por valores morais e informais, recebendo informações da sociologia, psicologia e antropologia. O mercado de trabalho nacional em seu processo de autocracia burguesa passa a oferecer o profissional humanista como assistente social.

O Processo de Renovação do Serviço Social

O serviço social na autocracia burguesa apresenta a dinâmica profissional que corresponde a sua funcionalidade a mais do que era atribuído, era constituído novas formações que diferenciavam a categoria profissional, foi instaurado uma renovação no serviço social de acordo com as necessidades e interesses da autocracia burguesa e sua demanda. O planejamento autocrático desempenhava para obter profissionais aptos para a sua demanda e utilizava-se de suas políticas educacional e cultural.

Traços do Processo de Renovação do Serviço Social

O processo de renovação profissional através de suas demandas teve suas tradições no pensamento social contemporâneo procurando instituir sua profissão em um processo global de renovação e avanço do serviço social no Brasil, contribuindo com a intelectualidade, a inferioridade profissional que o serviço social obtinha as primeiras entidades em seu processo de renovação oferecia colóquios, seminários, encontros e congressos para os profissionais, as organizações estabelecia uma reciprocidade com a categoria profissional como instauração teórica, ideológica e política, diferenciação das concepções profissionais (teóricos-metodologica) e constituição de segmentos voltados à pesquisa.

A Erosão do Serviço Social “tradicional” no Brasil

A iniciação da autocracia burguesa realiza o apoio histórico-social no serviço social tradicional, as práticas profissionais nos anos cinqüenta no auge da industrialização coloca a questão social e o serviço do assistente social de grande importância nos problemas sociais.

Em um pequeno prazo os profissionais em assistência social começou a crescer cada vez mais, jovens aderiram a esta profissão, era visualizado conforme as necessidades da sociedade brasileira, seu objetivo era ser o agente de mudanças para o bem estar social em uma sociedade em crescimento e atendendo as novas exigências em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com