TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Psicopedagógica Institucional

Por:   •  13/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.941 Palavras (16 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 16

MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO INSTITUCIONAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

BENTO, Cintia Santos

3865656

A psicopedagogia é a área que trabalha com diferentes estratégias para entender as dificuldades que crianças apresentam no desenvolvimento da aprendizagem. Segundo Oliveira (2014, pág.: 18):

A psicopedagogia como área ou campo de estudo surgiu com o objetivo de contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem. No contexto atual, ela caminha com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem do sujeito cognoscente. Seu caráter interdisciplinar denota especificidade como área de estudo, buscando conhecimentos em outros campos e criando seus próprios objetivos de estudo, campos de aplicação, corpo teórico e instrumentos.

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A escola na qual foi realizado o estágio é uma escola privada, da cidade de Malhador SE, que se chama Colégio Nota Dez, fica localizada na Praça Padre Manoel de Oliveira, nº 158, Bairro Centro, seu telefone de contato (79) 99689-4B8r3B4p7yhRXuBWLqsQ546WR43cqQwrbXMDFnBi6vSJBeif8tPW85a7r7DM961Jvk4hdryZoByEp8GC8HzsqJpRN4FxGM9234 alunos nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno. No turno da manhã são atendidos 89 alunos da educação infantil e educação fundamental dos anos iniciais, turno da tarde 105 alunos da educação fundamental anos finais e ensino médio e a noite 40 alunos no curso de pré-vestibular em um anexo da escola.

A concepção da escola é ter como ponto de partida o conhecimento dos alunos em suas múltiplas dimensões e as suas necessidades sociais de aprendizagem. Adota como eixo direcional a formação do cidadão autônomo e participativo, referendado pelo enfoque dado aos conteúdos, estratégias de ação, sistema de avaliação entre outras questões diretamente relacionadas à concepção filosófica e política de sociedade e de vida humana.

A proposta pedagógica do espaço escolar é que as pessoas podem dialogar, pensar, discutir, questionar e compartilhar saberes, onde há lugar para criar, colaborar, discordar e transformar. Um espaço onde todos os envolvidos possam avaliar o processo de construção do conhecimento, que não deve ser tratado de forma dogmática e esvaziado de significado.

QUEIXA

A professora da turma e a equipe diretiva relatou que a turma é bastante agitada, precisando sempre está ocupada o tempo todo com atividades, não se concentram nas aulas, é preciso que a professora repita várias vezes o mesmo assunto, pois muitos não prestam atenção, o tempo todo a professora chama a atenção deles para que prestem atenção e fora que eles não se unem, os trabalhos ou dinâmicas em grupos dentro de sala sempre acabam em discussões, pois alguns querem liderar sem ouvir a opinião do outro, a “fofoca” é o que causa todos os problemas, disse a professora.

REGISTRO DE ENCONTROS

No dia 29/05/2023 conversei com a equipe diretiva da escola e apresentei a proposta do estágio, fiz a entrega da carta de apresentação. Eles aceitaram a realização do estágio no local, conversei com a professora da turma, ela mim falou das queixas da turma, perguntei-lhe se poderia realizar as atividades com essa turma, ela aceitou. Peguei todos os dados da escola e realizei o cadastro do termo de compromisso.

No dia 05/06/2023 e 07/06/2023 com o termo de compromisso deferido, fiz a entrega do termo. E iniciei a observação, observei que a turma apresentava todas as queixas que a professora relatou, eles perdem o foco com muita facilidade, mas não porque a aula é monótona, pelo contrário, percebi que a professora sempre tenta inovar nas suas aulas, trazendo maneiras diferentes de repassar os assuntos para turma com jogos, brincadeiras, dinâmicas e os livros em si são ricos em ludicidade ou com figuras de incentivos que ela adotou nas atividades. Ela explica como é preciso realiza a atividade e pede para que eles façam sozinhos, aqueles que precisam de ajuda, ela dá um maior suporte e no fim quando realizam a atividade cola uma figura. O problema são os alunos que a todo momento ficam com disputas entre si, com piadinha um com o outro, chega ao ponto de um não pode olhar e/ou toca a cadeira e as coisas que já é motivo de brigas, é quando a professora precisa parar e pedi para pararem e ela sempre e volta a explicar tudo de novo os assuntos ou atividades. Na hora do lanche não é diferente das aulas, a falta de união e “fofocas são constantes.

09/06/2023 entrevista com a professora, ela mim falou como era a turma, detalhando cada aluno, na turma tem um autista e que ele é um aluno muito bom, que mesmo com as suas dificuldades consegui desenvolver na aprendizagem, sabe ler e se comunicar muito bem. Contou que na turma tem dois alunos que precisam um pouco mais de atenção, pois não sabem ler e um deles a caligrafia é um pouco difícil de entender, mas mesmo ele não sabendo ler, consegui assimilar os assuntos, desenvolver as atividades e realizar as verificações de aprendizagens com o que aprendeu e lembra. Já o outro aluno começou a desenvolver na leitura, conseguir ler palavras sozinho, só em algumas que ele pede ajuda, o problema dele é não saber fazer a escrita dos números. Os demais alunos são bons na aprendizagem e quando se concentram conseguem compreender os assuntos, ela disse que tenta trabalhar com a troca, pede para que eles façam algo, como se concentrar na aula e em troca pergunta o que eles querem fazer, geralmente é mais tempo para brincar no intervalo. A turma tem 12 alunos.

EOCMEA

A EOCMA é o instrumento usado no primeiro momento para levanta as primeiras hipóteses após a queixa escutada. Segundo Barbosa e Carlberg (pág.: 70) a EOCMEA:

A EOCMEA foi sistematizada para ser um instrumento de aproximação inicial para o psicopedagogo assessor, com o objetivo de organizar o primeiro sistema de hipóteses do fenômeno a ser estudado. O fenômeno a que nos referimos é a modalidade de ensino-aprendizagem de uma instituição.

Aplicada no dia 12/06/2023, dividi a turma em 3 grupos e distribuir um envelope para cada grupo, onde tinha várias peças de diferentes quebra-cabeças, antes de verem as peças falei que tinham apenas uma hora para concluir a atividade, montar os quebra-cabeças em equipe. Liberei para começar, e percebi que muitos ficavam de fora, outros queriam montar sozinhos, teve muita discussão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com