TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação na Educação

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRISCILA BRAGA GONÇALVES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

avaliação na educação infantil

[pic 3]

Ariquemes

2015

PRISCILA BRAGA GONÇALVES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico nos AnosIniciais E. F.: Reflexão e Pesquisa; Ensino da

Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física

escolar; Seminário VI; Estágio CurricularObrigatório II – Educação Infantil.Semestre:6º

Professores:

Sandra Reis, Edilaine Vagula, Mari Clair Moro Nascimento, Juliana

Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.

Tutora eletrônica: Adriana Ruiz Galhardo Muniz

Tutor(a) de sala:

Cidade

2014

 Introdução

O presente trabalho é sobre a avaliação a educação ,Todos os educadores sabem da importância da avaliação na educação infantil, é um instrumento de inigualável  importância, da qual os educadores utilizam  para acompanharem o processo de ensino e aprendizado de seus alunos, a mesma tem a finalidades de é  oferecer para o educador a oportunidade de rever suas práticas  e objetivos  para que assim ele possa planejar as atividades  adequadas, atendendo assim as necessidades conjuntas e individuais de cada um.

O objetivo principal é discutir sobre a importância da avaliação  entendendo seu verdadeiro papel ,e como deve ser utilizada pelo professor , para que seja proveitoso , levando o mesmo  a refletir sua prática,  orientando os caminhos  a ser percorrido para que realmente tenha –se sucesso em sua tragetória  como mediador do conhecimento.

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na educação infantil a avaliação ,hoje é considerada um importantissimo  instrumento que os professores utilizam para acompanhar o desenvolvimento das crianças, a mesma deve ser encarada como  oportunidade  de desenvolvimento tanto para o professor quanto para o aluno. Mas nem sempre foi assim, por exemplo no ensino tradicional a avaliação valorizava a memorização, e sucessivamente a repetição  dos conteudos assimilados na hora da prova.A educação evolui e esta pratica ficou ultrapassada.

A avaliação é muito mais que aplicação de teste, provas, O momento da avaliação deve ser planejado entendido e bem definido  as seguintes questoes :

 Como será ? Avaliar o que? De que forma? Por quê?

 Avaliar é observar, anotar, replanejar, envolver todos os alunos nas atividades de classe, fazer uma avaliação precisa e abrangente. Devendo proceder ser de forma continua e progressiva buscando conhecer dificuldades e facilidades.

Segundo os termos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação de 1996, em se artigo 31,é a avaliação na educação infantil far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.Isto significa que nesta etapa da educação básica,a avaliação não tem objetivo exclusivo de acompanhar o rendimento escolar da criança , mas acompanhar seu desenvolvimento em todos os aspectos,  esse acompanhamento pode ser feito atraves da observação e registro de atividades individuais e em grupos, desta forma o professor tem a possibilidade de examinar suas dificuldades, seus avanços e suas conquistas.

De acordo com  Hoffmann(1996) , a avaliação deve ser mediadora,onde mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança  em seu processo de desenvolvimento.

Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista  subsidiar a tomada de decisão  para melhoria da qualidade do desempenho do educando.

Partindo desse contexto a avaliação tem como objetivo orientar  a tomada de decisão do professor, assim ela passa ser uma ação critica e transformadora onde o professor acompanha o seus alunos, investigando, observando e refletindo sobre cada criança individualmente, e o rendimento geral da classe, possibilitando também uma reflexão  sobre a sua prática pedagógica e sobre a instituição.

Nós educadores temos a consciencia , e concluimos que  a aprendizagem  da criança desenvolve mais e melhor , quando o mesmo esta ligados a observação e investigação do mundo, assim ela tem oportunidade de aguça suas habilidades, relacionar fatos e ideias, tirar próprias conclusão , ou seja ela é capaz de pensar e compreender melhor; a partir  desse pensamento, pode se afirma que a avaliação faz parte do processo de ensino, contribuindo para que a aprendizagem tenha mais sentido, porem para que isto aconteça ela precisa ser significativa para o educando e diagnostica para o educador.

A avaliação não deve ser encarada como um julgamento, pois seu intuito não é rotular, classificar , ela deve contribuir significativamente na construção da aprendizagem e na formação de uma consciência   critica do cidadão proporcionando  uma transformação no conhecimento adquirido, sendo entendida como momento de aprendizagem e não como simples medida isolada do processo.

Para os alunos a avaliação se resume em tensão e de muita pressão, a situação piora ainda mais quando o professor aplica  a  temida prova surpresa, esse momento  é aterrorizante pois os mesmos quase nunca sentem –se preparados, nesta situação a avaliação se torna um instrumento  de ameaças ou castigos, e acaba fugindo do objetivo proposto, segundo Luckesi (2000, p. 08), afirma que, “o ato de avaliar não é um ato impositivo, mas sim um ato dialógico, amoroso e construtivo.

A lei de diretrizes e base (LDB) aprovada em 1996, determina que a avaliação seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Cabe a escola e o professor garantir o direito do aluno , onde a avaliação deve esta incluida na prática do professor no cotidiano inclusive em jogos e brincadeiras , o mesmo deve avaliar  todos os aspectos :social , emocional motor e cognitivo, valorizando todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas , com o objetivo de revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.Focando sempre na aprendizagem efetiva, e não na promoção de séries.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com