TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGOGICA EM SALA DE AULA

Monografias: A AÇÃO PEDAGOGICA EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 5

Por se tratar de um ambiente diversificado na escola é onde as práticas variam de acordo com os professores que as realizam. No trabalho docente, o professor faz muitas opções para que no decorrer da sua atividade o aluno consiga apreender aquilo que está sendo trabalhado. Conteúdos, objetivos, avaliação entre outros, são alguns aspectos com os quais o professor deve estar atento ao planejar suas aulas.

Porém é na sala de aula que o professor coloca em prática as ações planejadas. Onde os métodos utilizados pelos professores tornam-se mais visíveis podendo caracterizar a sua atuação enquanto docente. Assim, é possível distinguir algumas situações que envolvem o planejamento na escola. Dentre essas situações, algumas se destacam como os professores que planejam e seguem estes planejamentos rigorosamente, utilizando o planejamento de forma determinística da ação docente; os professores que planejam e utilizam este planejamento como orientador da sua ação e os professores que não planejam e em decorrência disto acabam por improvisar sua ação.

Menegolla e Sant’Anna apresentam alguns pontos que mostram a importância do planejamento para a ação do professor em sala de aula. Os autores chamam a atenção para a importância do planejamento ao destacar:

que o mesmo ajuda o professor a definir os objetivos que atendam os reais interesses dos alunos; - possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para seus alunos; - facilita a organização dos conteúdos de forma lógica, obedecendo a estrutura da disciplina; - ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos, para desencadear um ensino mais eficiente, orientando o professor no como e com que deve agir; - ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula; - o professor evita a improvisação, a repetição e a rotina no ensino; - facilita uma maior integração com as mais diversas experiências de aprendizagem; - facilita a integração e a continuidade do ensino; - ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente; - ajuda o professor e os alunos a tomarem decisões de forma cooperativa e participativa.” (2001, p.66).

Dessa maneira o entendimento que o professor tem de planejamento mostra-se importante para sua ação em sala de aula uma vez que este pode influenciar a sua prática de maneiras diferenciadas e até mesmo não influenciar.

Um comportamento dialógico baseado na interação e na construção de conceitos favorece coletivamente, e o respeito à diversidade dos alunos, seriam fatores que podem contribuir para a modificação existente entre as práticas. Todas essas opções que o professor faz, conscientemente ou não, sustentam a sua forma de ação pedagógica.

Pode-se também através de sua estratégia envolvendo métodos e técnicas de ensino, podemos ter maior clareza dessas opções. Portanto, faz-se necessário estudar as estratégias de ensino como componentes do planejamento, se considerar que o método utilizado pelo professor auxilia na sua caracterização enquanto docente e que sua concepção de método ou estratégia se reflete no seu comportamento docente na sala de aula, como afirma Rays, “a questão primordial que hoje se coloca para a metodologia do ensino é a da superação do apriorismo e do dogmatismo metódico reinante na prática educativa” (1991, p.88).

Antes de receitas prontas sobre como fazer para que os alunos assimilem o conteúdo, como aquelas presentes nos manuais de didática fazem-se necessário durante esse trabalho buscar entender como a estratégia pedagógica enquanto recurso relacional entre professor e aluno pode favorecer a aprendizagem do sujeito através de um planejamento baseado nas necessidades dos alunos. Esse entendimento pode dar novas pistas para o esclarecimento de questões importantes referentes à prática educativa uma vez que “em última instância, o problema dos meios coloca-se como crucial para o pedagogo contemporâneo, desde que o método, enquanto meio, deixou de ser “caminho” para se chegar a um fim” (GARCIA, 1977). Com essa análise, há a possibilidade de refletir se o processo ensino-aprendizagem que está ocorrendo na escola faz com que o aluno construa conceitos, a partir de sua interação com os objetos e das suas relações com os outros sujeitos envolvidos nesse processo.

É por isso que a questão metodológica se transforma em um ponto essencial para a prática educativa, pois determina significativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com