TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRINQUEDOTECA

Artigos Científicos: A BRINQUEDOTECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Observando as brinquedotecas visitadas pude perceber que cada docente da escola deve reconhecer a importancia da mesma pois é um convite às crianças e aos profissionais da educação para acessarem o site da brinquedoteca.

Para as crianças, o convite é para o mundo das diversas aprendizagens sendo elas embebidas de divertimento e alegria.

Aos profissionais o convite volta-se para um Aprofundamento teórico a respeito da ludicidade, bem como a sugestão de nova estratégia metodológica que o professor pode adotar para promover aprendizagens utilizando-se para isso de uma das linguagens da criança – a brincadeira.

A BRINQUEDOTECA

O principal objetivo da brinquedoteca é proporcionar um espaço lúdico, valorizando o ato de brincar de forma espontânea, resgatar o espaço e o tempo de brincar, possibilitar o acesso a brinquedos, orientar sobre adequação e utilização dos brinquedos, desenvolver hábitos de responsabilidade, resgatar brincadeiras incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social, propiciar a construção de conhecimentos, estimular o desenvolvimento da concentração e atenção, oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades, desenvolver a criatividade, sociabilidade e a sensibilidade, incentivar a autonomia e o sentimento da autoestima.

A implantação da brinquedoteca requer definidos os objetivos e o público alvo a ser atendido. Em seguida, as atividades ofertadas, a localização e instalação, as regras e normas para atendimento, a composição dos acervos a serem oportunizados e mais que decisivo, o profissional fará a mediação das atividades com conhecimento de seu funcionamento.

É importância ressaltar que independente do tipo de brinquedoteca que se pretende formar, deve haver uma preocupação com a organização dos espaços e com os tipos de brinquedos que serão disponibilizados para as crianças brincarem. O espaço e a disposição dos brinquedos devem promover o livre acesso da criança, e os brinquedos devem oferecer segurança, bem como encantar a criança oferendo um real convite a brincar.

Os benefícios da ludicidade da vida da criança já são um assunto que vem sendo muito discutido pelos pesquisadores da educação, deste modo, o presente trabalho tem por objetivo criar um ambiente virtual de divertimento e aprendizagem para todas as crianças, bem como um espaço de formação continuada para os professores.

Neste contexto apresente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Afim de contribuir com a disseminação da ludicidade no ambiente escolar, o presente projeto contou com a criação de uma página virtual intitulada ,de “brinquedoteca virtual”.

O brincar além de reconhecer o lúdico como um recurso necessário para construção de novas aprendizagens tais como: A identidade, a autonomia e as diferentes linguagens da infância. É importante visioná-la como espaço transformado, onde se resgata o prazer de brincar inserido no contexto histórico-social e cultural da criança.

Objetivo Geral: transformar a brinquedoteca virtual em um espaço de formação acadêmica, bem como um espaço de alegria e prazer para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com