TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biomedicina Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Resíduos urbanos não sendo tratados de forma correta podem ao longo do tempo causar sérios problemas ao homem e ao meio ambiente como doenças e a morte de vários animais e plantas, causando também contaminação de rios e lençóis freáticos.

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Distrito Federal nos anos de 2007 a 2011

Nota se, que dez das doze cidades analisadas, de 2007 para 2008 tiveram aumento na geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e de 2008 para 2009 das doze sete tiveram queda, de 2009 para 2010 oito tiveram queda e de 2010 para 2011 apenas quatro tiveram queda. Por tanto apesar do crescimento populacional no período de cinco anos nas cidades analisadas os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) tiveram um aumento de 7.34% apenas no mesmo período.

Isso e o reflexo do gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) onde envolve um conjunto de ações normativas, técnicas/ operacionais, de planejamento e monitoramento, baseadas em critérios ambientais, sanitários e econômicos para destinar corretamente o lixo gerado. É também uma tomada de decisão política, além de técnica.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) no ano de 2010 a média diária de RSU gerado no Distrito Federal foi de 4.039 toneladas, cerca de 97,8% desses resíduos tiveram como destino final aterros e lixões, e através de pesquisas realizadas junto com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) o Distrito Federal é a região com a maior média per capta de resíduos coletados, com 1,96 kg, a média nacional no ano de 2013 foi de 1,041 kg por dia, como é mostrado no gráfico nota-se que durante os anos seguintes, o número na produção de RSU oscilou em todas as cidades, o grande problema se encontra justamente em parte desse processo de descarte que vai desde sua coleta até a forma como é devolvido ao meio ambiente. A quantidade de compostos químicos presentes nesses resíduos é altamente poluente, o tratamento adequado ainda é escasso em sistemas de tratamento de lixo urbano no Brasil, o que aumenta ainda mais a preocupação sobre a parte que não recebe tratamento algum.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2010

Brasília 0,900 a 1,000

Gama 0,800 a 0,899

Taguatinga 0,723 a 0,749

Brazlândia 0,723 a 0,749

Sobradinho 0,800 a 0,899

Planaltina 0,723 a 0,749

Paranoá 0,750 a 0,799

Ceilândia 0,723 a 0,749

Samambaia 0,750 a 0,799

Santa Maria 0,723 a 0,749

No ano de 2010 Brasília se manteve com o maior IDH regional e não somente, mas também como maior produtora de resíduos sólidos do Distrito Federal, deve se levar em conta a relação entre a produção de RSU e o setor industrial e, a população que se concentra nesta região, todavia temos em segundo lugar a cidade de Taguatinga que possui grande produção de RSU e um baixo IDH, uma vez que devem ter em vista os indicares longevidade, renda e educação como justificativa para a diferença nos índice dessas duas regiões.

Bem como Taguatinga cidades com menor produção de resíduos sólidos apresentam um IDH baixo visto que sejam prováveis consequências do número populacional ou da ausência de setores onde o lixo é produzido em grande escala.

Contaminação de lençóis freáticos

Um fator preocupante é que os lençóis freáticos é um dos destinos finais de todo poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo. Desta forma, além dos poluentes já lançados nos corpos d'água receptores, as águas ainda recebem os poluentes vindos da atmosfera e litosfera (solo).

Ocorre com a introdução de detritos orgânicos lançados geralmente por esgotos domésticos e industriais, que podem ser direcionados diretamente à água ou podem se infiltrar nos solos, atingindo lençóis freáticos. São compostos de carboidratos, gorduras, proteínas, fosfatos e bactérias. Alguns exemplos são restos de alimentos, fezes humanas, detergentes, etc.

Os maiores focos de poluição dos lençóis freáticos são lixos e cemitérios;

postos e fossas.

Qualidade da água

A CAESB atendendo ao constante do decreto federal nº 5440 de 04 de maio de 2005 , informa os cuidados adotados no controle de qualidade de agua :

• São utilizados 23 mananciais superficiais e poços tubulares profundo para o abastecimento publico, sendo que a caesb realiza o monitoramento dos mananciais de acordo com as determinações da revolução CONAMA 357-05, estando à qualidade destas aguas apropriadas para serem tratadas para o consumo humano;

• a Caesb executa um trabalho continuo destinado à proteção de suas fontes de agua, envolvendo atividades de educação ambiental, planejamento e manejo das bacias hidrográficas qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com