TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca

Ensaios: A Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

O beneficio da Brinquedoteca nos espaços educativos.

“A brinquedoteca tem magia, encanto, beleza, alegria”. (CUNHA, 2001).

Começando com este pensamento, podemos perceber que a brinquedoteca deve ser um espaço mágico onde permeia a ludicidade e onde as brincadeiras se tornam importantes para o desenvolvimento das potencialidades de forma significativa. Na brinquedoteca, brincadeira é coisa séria. Este espaço propicia a situações onde os saberes são formados evidenciando a importância e os benefícios do brincar para as crianças. Segundo Cunha (2011, p. 17)

[...] responsável por mediar a construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazeroso. [...] um local que incentiva a criança a extravasar sentimentos, a construir conhecimentos e a demonstrar suas emoções.

Seu surgimento ocorreu no ano de 1934, em Los Angeles nos Estados Unidos da América devido a roubos constantes de brinquedos por crianças carentes.

Tendo reconhecimento mundial a partir da década de 1960 no sec. XX espalhando-se por toda a Europa.

No Brasil a primeira expressão lúdica voltada para a brinquedoteca aconteceu no ano de 1971 quando a associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE) em São Paulo realizou a primeira exposição de brinquedos pedagógicos, dado o sucesso da exposição a APAE de São Paulo criou a ludoteca com o objetivo de emprestar brinquedos para seus alunos.

Ao revisarmos a história, da humanidade, é possível verificar que a primeira brinquedoteca surge em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América, ao se constatar que os frequentes roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos davam-se pelo fato de essas crianças não terem brinquedos nem condições de comprá-los. (Suzuki, Cava, Steinle e Júnior, 2012).

Sendo assim, é de suma importância a presença de uma brinquedoteca em espaços educativos, visto que o brincar é nato do ser humano.

O jogo é, portanto sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo uma assimilação da real à atividade própria fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente afim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil. (PIAGET, 1971, p.160).

Por meio das brincadeiras a criança se desenvolve e revela seus sentimentos, reflete o meio em que vive, reproduz o que vê. Fornecendo informações essenciais a seu respeito, não sendo este somente um momento de descontração ou até mesmo descarga de energia, estas na verdade dão inicio ás manifestações intelectuais da criança.

Partindo deste pressuposto , sua presença não deveria ser uma opção e sim regra, e em todos os níveis de ensino, favorecendo as potencialidades individuais e auxiliando no convívio social.

“[...] a brinquedoteca é um espaço onde o conhecimento a ser adquirido tem possibilidade de ser trabalhado em suas significações e o conhecimento já adquirido tem a possibilidade de ser ressignificado, permitindo dessa forma o desenvolvimento integral, harmonioso e a aprendizagem infinita da criança, sob a mediação do profissional deste espaço, o educador-brinquedista.” Noffs

Este ambiente perderia seu sentido sem a presença de um profissional qualificado, o educador brinquedista, o facilitador na ampliação das potencialidades cognitivas, físicas e emocionais, possibilitando também o acesso à brinquedos, orientando sobre a adequação e utilização dos mesmos, desenvolvendo assim, hábitos de responsabilidade resgatando brincadeiras, incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e sócio-cultural. Favorecendo a construção de conhecimento e estimulando e colaborando no desenvolvimento da concentração e da atenção.

Deve-se levar em consideração que os brinquedos devem estar ao alcance das crianças, não como meros “enfeites” em prateleiras e sim possibilitando às mesmas o direito nas escolhas e colaborando para a construção da autoestima. O brincar é essencial no desenvolvimento cognitivo, afetivo, estético, sociocultural, motor, intelectual pois a integridade do ser humano é profundamente ameaçada quando a infância não é vivida plenamente, para desenvolver amplamente seu próprio potencial.

Desta forma podemos destacar que as principais funções da brinquedoteca em si são: oportunizar a expansão de habilidades e potencializa-las, desenvolvendo assim a criatividade, a sociabilidade e a sensibilidade, incentivando sempre a autonomia e o sentimento de autoestima, ou seja, este ambiente mágico propicia diversas experiências onde o "faz de conta" acontece.

De acordo com as pesquisas feitas em livros, e com entrevistas podemos ver que existem vários modos e lugares de se montar brinquedotecas, como por exemplo: brinquedoteca escolar, Brinquedoteca comunitária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com