TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAATINGA:PERCEPÇÃO AMBIENTAL E INTERVENÇÃO PRATICA EM UMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO

Por:   •  2/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

SAPIENS – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS

CARLOS HENRIQUE DE ANDRADE

A CAATINGA:PERCEPÇÃO AMBIENTAL E INTERVENÇÃO PRATICA EM UMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO

PARAIBA – PB

2012

 CARLOS HENRIQUE DE ANDRADE

UM ESTUDO DE CASO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NUMA ESCOLA DO CARIRI PARAIBANO  

Projeto de pesquisa apresentado

À SAPIENS-     Faculdade de

Ciências Humanas, como requisito                                                                                                                                                                                                        para elaboração da monografia.

Para conclusão do curso.

PARAÍBA-PB

2012

SUMARIO

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................4

2.PROBLEMA............................................................................................6

3.HIPÓTESES.............................................................................................6

4.OBJETIVOS ............................................................................................6

4.1.Objetivo geral.........................................................................................6

4.2.Objetivos específicos.............................................................................6

5.JUSTIFICATIVA....................................................................................7

6.FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA..........................................................7

7.METODOLOGIA...................................................................................9

8.CRONOGRAMA DA PESQUISA ......................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................10

. 1 INTRODUÇÃO

Com a rápida industrialização, experimentada a partir do pós-guerra, e a urbanização acelerada que se seguiu, no curso desse processo, surgiram políticas desenvolvimentistas, onde os cuidados com os processos naturais e a saúde ambiental foram negligenciados. Sem se preocupar com o meio ambiente por muitos anos, o homem causou desequilíbrios ambientais decorrentes desse processo de degradação.

Como espécie biológica, o Homo sapiens utiliza-se dos recursos naturais como qualquer outra espécie, transformando o seu meio ambiente em decorrência de suas atividades. Todavia, essa é a única espécie de ser vivo capaz de modificar o ambiente de forma destrutiva, poluindo o ambiente, em uma intensidade tão danosa a ponto de tornálo inóspito a ele próprio (SPAREMBERGER & SILVEIRA, 2007).

Uma das formas de se conhecer os problemas ambientais mais veementes em uma sociedade humana e também promover reflexões e possíveis mudanças de hábitos é através da Educação Ambiental (EA). Sendo de cunho transversal e multidisciplinar, a EA pode ser pensada e trabalhada de diversas maneiras. O termo educação ambiental foi usado pela primeira vez num evento de educação promovido pela Universidade de Keele, no Reino Unido, no ano de 1965 (BRASIL, 2000).

Uma das áreas que mais necessita dessas intervenções em educação ambiental é a região compreendida nos domínios da Caatinga, que vivencia o desafio de se conviver em meio aos aspectos climáticos e edáficos da região são tentativas de se justificar os impactos antrópicos e a destruição dos ambientes naturais através do desmatamento, caça predatória, tráfico de animais silvestres dentre outros, em que, em muitos casos, a ingenuidade e a carência de conhecimentos a respeito de seu ambiente fazem com que moradores locais sejam os principais atores nesse cenário de destruição, sendo a promoção da educação ambiental uma necessidade emergencial, tendo em vista a gravidade e os níveis de degradação atuais (SATO, 2008).

De acordo com estes aspectos surge a curiosidade em se investigar o conhecimento que os alunos da rede pública de ensino local têm a respeito desua realidade ambiental. Sendo assim, este trabalho justifica-se a partir da vivência do aluno/pesquisador enquanto professor das disciplinas de Biologia e Geografia em escolas da rede pública e privada do município de Sumé. Este trabalho pretende empregar a informações obtidas durante as palestras ocorridas durante o processo de pesquisa em situações do dia-a-dia.

2PROBLEMA

Esse projeto de pesquisa tem grande importância para a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz porque tem como objetivo, levantar o seguinte questionamento: Será que os alunos do município de Sumé, localizado na microrregião do Cariri da Paraíba mesmo morando no semiárido conhecem o bioma em que vivem, sabem o que é sustentabilidade e o que é desenvolvimento sustentável?

3OBJETIVOS

Objetivo geral:

Verificar o conhecimento dos o nível de conhecimento dos alunos da EscolaProfessor José Gonçalves de Queiro quanto aos aspectos ambientais do bioma caatinga, antes e após uma intervenção prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com