TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAMADA DE LINK DE DADOS (DATA LINK LAYER)

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.974 Palavras (24 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 24

KIT DEVICENET


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        9

1.1 OBJETIVO        10

1.2 ESTRUTURA DO TRABALHO        10

2 A REDE DEVICENET        11

2.1 CARACTERÍSTICAS DA REDE        14

2.2 A CAMADA DE LINK DE DADOS (DATA LINK LAYER)        14

2.3 MODOS DE COMUNICAÇÃO        15

2.4 CAMADA FÍSICA E MEIO DE TRANSMISSÃO        17

2.5 CONECTORES        18

2.6 TERMINADORES DA REDE        19

2.7 DERIVADORES “TAPS”        20

2.7.1  Derivação T “T-PORT TAP”        20

2.7.2  Derivação de dispositivo “DEVICE-PORT”        21

2.7.3  Derivação tipo box “DEVICEBOX”        21

2.7.4  Derivação de alimentação “POWERTAP”        22

3 RECURSOS UTILIZADOS NO ENSINO PRÁTICO NA ÁREA TÉCNICA        23

4 MONTAGEM DO KIT DIDÁTICO        27

4.1 MONTAGEM ESTRUTURAL        27

4.2 MONTAGEM ELÉTRICA        31

4.3 CONFIGURAÇÃO        36

CONCLUSÃO        39


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        40

APÊNDICES        41


9

1 INTRODUÇÃO

Atualmente nos processos industriais utilizam-se instrumentos de medição, comparação e correção para se manter as variáveis de processos sob controle, ou seja, dentro de limites toleráveis de processo ainda mantendo a qualidade final esperada. Os objetivos principais no controle do processo são redução de variabilidade, aumento da eficiência e segurança.

Nos primórdios da industrialização o operário atingia os objetivos citados através de controles manuais destas variáveis, utilizando somente instrumentos simples (manômetro, termômetro, válvulas manuais etc.), e isso era o que se tinha para controlar os processos. Não porque os processos fossem mais simples, mas sim por que não havia técnicas tais como as de hoje.

A evolução da eletrônica, da informática, da mecânica, de computadores mais poderosos, permite cada vez mais a implementação das técnicas matemáticas na resolução de sistemas de controle. Atualmente os operários são cada vez menos vistos nas operações manuais e tornando-se técnicos nas áreas de controle através do uso de instrumentação adequada, com a evolução cada vez maior dos sistemas digitais e redes de comunicação com seus avançados protocolos de comunicação.

Grande parte dos projetos de automação industrial incorpora a tecnologia de redes digitais de comunicação, para conectar os equipamentos de campo e também os equipamentos de controle e supervisão. Atualmente no mercado existem diversos protocolos para redes de comunicação industrial, tais como: Profibus, Fieldbus, ControlNet, Interbus e Devicenet sendo este último o protocolo foco deste trabalho.

Devicenet é uma solução simples, de rede aberta, que reduz o custo e o tempo necessários para o cabeamento e instalação dos dispositivos de automação industrial, oferecendo intercambialidade de componentes de vários fornecedores.

A utilização de equipamentos Devicenet dispostos em um kit didático é uma forma de melhorar o treinamento na utilização de protocolos de comunicação industriais, pois possibilita um maior aprofundamento na rede Devicenet e uma melhor prática na utilização deste e tudo isso será possível com o kit Devicenet desenvolvido.


10

1.1 OBJETIVO

Apresentar o projeto e a construção de um módulo com tecnologia de comunicação industrial Devicenet. Este módulo irá se tornar um kit para fins didáticos, a ser utilizado para o ensino e treinamento de redes industriais, abordando aspectos práticos de instalação, configuração e manutenção de redes Devicenet. Para implementação desse kit serão utilizados os equipamentos disponíveis na escola: um Controlador Lógico Programável, um módulo remoto de entradas e saídas digitais, um inversor de freqüência e uma Interface Homem Máquina, que serão montados em uma estrutura de alumínio.

1.2 ESTRUTURA DO TRABALHO

Este trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo que no primeiro capítulo apresenta-se a introdução, o objetivo e a estrutura do trabalho. No segundo capítulo apresenta-se a revisão da literatura sobre a rede Devicenet. Posteriormente serão apresentados os recursos utilizados no ensino prático na área técnica.

No quarto capítulo apresentam-se os materiais e métodos utilizados para a montagem estrutural do kit e para a programação dos equipamentos e da rede. A seguir serão apresentados os recursos e as possibilidades de uso do kit pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com