TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Por:   •  8/3/2019  •  Resenha  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA: COMUNICACÃO ALTERNATIVA

Evolução da comunicação humana

A história da existência humana pode ser explicada através das etapas do desenvolvimento da comunicação, sendo assim essa evolução pode ser dividida em eras:

Era dos Símbolos e Sinais – que começou a cerca de 90 mil anos atrás. Os hominídeos não falavam. Nesta era utilizavam gestos, sons e alguns outros sinais padronizados, os quais eram passados para as novas gerações para que se pudessem viver socialmente.

Era da fala – iniciou-se cerca de 35 e 40 mil anos atrás, acredita-se com o aparecimento do Cro-Magnon que é marcado pela cultura oral, a fala possibilitou o homem dar um salto no desenvolvimento humano, pois através da fala foi possível transmitir mensagens. Foi nesta época que o homem começou a incluir a arte na tentativa de armazenar informações (pinturas rupestres)

Era Escrita – essa era se consolidou em um período de tempo relativamente curto; começou a ter sentido quando se criou significados padronizados para as representações pictóricas, sendo este o primeiro passo para a criação da escrita. No início a alfabetização era restrita a especialistas. Cada sociedade criou uma forma particular de escrita, mas foram os sumérios quem transformaram os sons em símbolos, ou seja, os caracteres passaram a representar sílabas, este foi o primeiro passo para a escrita fonética.

Era da impressão –o invento de Gutenberg modificou a forma como desenvolvemos e preservamos nossa cultura. Através das transformações proporcionadas foi possível a difusão da alfabetização, a contestação do poder da Igreja Católica, início da organização das empresas de comunicação, indústria livraresca e imprensa (jornais e revistas).

Era da Comunicação de Massa – se inicia no século XIX com os jornais para pessoas comuns, como também o aparecimento das mídias eletrônicas, ou seja, comunicação de massa é aquela destinada ao grande público, tendo sua maior adoção com o surgimento do cinema, rádio e televisão, o que pode criar uma indústria cultural.

Era dos computadores ou era da informação – surgiu com a popularização dos computadores no uso cotidiano dos indivíduos. Essa é a era recente em que o computador ainda está transformando a sociedade como os outros meios transformaram as outras eras.

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

A comunicação entre os indivíduos está presente em todos os momentos da vida, sendo essencial ao seu desenvolvimento. Na sociedade as interações sociais se estabelecem predominantemente pela fala, porém existem pessoas que, por diversos fatores, não apresentam a oralidade ou têm alterações que os impossibilitam de adquirir uma comunicação funcional e podem por consequência ter suas relações sociais e pessoais limitadas.

A ausência da fala pode vir acompanhada de outras alterações tais como as sensoriais, motoras e ou cognitivas, tais alterações fazem com que a pessoa tenha dificuldades em estabelecer outro tipo de comunicação compreensível, seja por gestos, por sons ou por expressões faciais.

A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento que se propõe a promover ou ampliar habilidades em pessoas com privações funcionais, em decorrência de deficiência ou envelhecimento. É uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência usando diferentes alternativas para realizar as atividades do cotidiano, ela oferece recursos para comunicação, adequação postural e mobilidade, acesso independente ao computador, escrita alternativa, recursos para cegos, surdos, órteses e próteses, projetos arquitetônicos para acessibilidade, adaptação de veículos automotores entre outros.

Como uma forma de garantir a acessibilidade comunicativa a esses indivíduos é utilizado o emprego de recursos da comunicação alternativa, que é uma das áreas da tecnologia assistiva que atende pessoas sem fala ou escrita funcional e se propõem a compensar (temporária ou permanentemente) a incapacidade ou deficiência do indivíduo com distúrbio severo de comunicação. Tem como objetivo valorizar todos os sinais expressivos do indivíduo, ordenando-os para o estabelecimento de uma comunicação rápida e eficiente.

Assim, o individuo que esteja impedido de falar poderá comunicar-se com outras pessoas e expor suas ideias, pensamentos e sentimentos se puder utilizar de recursos especialmente desenvolvidos e adaptados para o meio no qual está inserido. Existem vários sistemas alternativos para comunicação atualmente como tabuleiro de comunicação que contenha símbolos gráficos, fotos, figuras, desenhos, letras, palavras e sentenças e há sistemas que utilizam tecnologia avançada como os sistemas computadorizados e softwares específicos.

O uso da escrita, assim como o da língua de sinais, é um recurso importante quando não existe a possibilidade da fala, pois estabelece uma comunicação face a face. Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com