TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E O CONTADOR

Monografias: A CONTABILIDADE E O CONTADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 6

CONTABILIDADE EM OUTROS CURSOS

Áreas afins à Contabilidade, como Economia e Administração de Empresas, utilizam com muita frequência a Contabilidade. Poderíamos dizer que essas duas ciências estão intimamente ligadas à Contabilidade, que lhes expõe quantitativa e qualitativamente os dados econômicos.

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Constuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem. Se abrirmos a Bíblia em seu primeiro Livro, Gênesis, entre outras passagens que sugerem a Contabilidade, observamos uma “competição” no crescimento da riqueza (banho de ovelhas) entre Jacó e seu Labão (+/- 4.000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para conhecer esse fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse. A Contabilidade, entretanto, vai atingir sua maturidade entre os séculos XIII e XVI d.C. (comércio com as índias, burguesia, renascimento, mercantilismo etc.), consolidando-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano Luca Pacioli, que publicidade na Itália, em 1994, um tratado sobre a Contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu o cenário mundial até o início do século XX.

O desenvolvimento da Contabilidade foi notório nos Estados Unidos, no século XX, principalmente após a Depressão de 1929, com a acentuação de pesquisas nessa área para melhor informar o usuário da Contabilidade. A ascensão cultural e econômica dos EUA, o crescimento do mercado de capitais e, consequentemente, da Auditoria, a preocupação em tornar a Contabilidade algo útil para a tomada de decisão, a atuação acentuada do Instituto dos Contadores Públicos americanos, a clareza didática da exposição dos autores em Contabilidade foram, entre outros, os fatores que contribuíram para a formação da Escola Contábil americana, que domina nosso cenário contábil atual.

- Contabilidade no Brasil

Com a criação, em 1902, da Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, observamos a adoção da Escola Europeia de Contabilidade, basicamente a italiana e alemã. Com a inauguração da Faculdade de Economia e Administração da USP (1946) e com o advento das multinacionais anglo-americanas (e, consequentemente, da Auditoria originária dos países-sede), a Escola contábil Americana começou a infiltrar-se em nosso país. Essa escola, todavia, começou a exercer uma influência mais significativa no ensino da Contabilidade no Brasil a partir do lançamento do livro de Contabilidade introdutória, no início da década de 70, por uma equipe de professores da FEA/USP.

- Contabilidade, uma profissão fascinante

A contabilidade tem se mostrado como uma área profissional muito atraente. Ela se destaca como uma das melhores remunerações do mercado, sendo uma das mais procuradas nos vestibulares: nos últimos anos está entre os cinco cursos mais procurados no Brasil; nos Estados Unidos tem sido o curso mais procurado (top), o que mais cresce (HTTP://accounting web.com), havendo casos de universidade, naquele país, com crescimento em até 70% nos cursos de contábeis.

Além de ser atraente como profissão, conceitos contábeis são indispensáveis para gerir negócios e mesmo para o sucesso de qualquer pessoa, independente no que tange aos aspectos econômico-financeiros. Enfatizamos a importância da Contabilidade para as empresas modernas, para a sociedade contemporânea e para todos aqueles que querem ser bem-sucedidos nos negócios. Destacamos três aspectos que evidenciam a Contabilidade como uma das áreas mais atraentes entre as profissões:

- Desemprego Zero: desconhecemos um bom profissional contábil desempregado. Aliás, quando somos solicitados por empresas-clientes em consultoria para indicar um profissional, temos dificuldades em encontrar alguém disponível na área.

- Leque de opções: possivelmente a única profissão que tem dezenas de especializações, inúmeras oportunidades, desde um gerente de um sistema de informação para tomada de decisões, até investigador de fraude, auditor, controller, consultor, escritor, pesquisador, docente, analista financeiro, atuário, tributarista, empresário da contabilidade, funcionário público concursado, oficial contador das forças armadas, perito contábil, gerente financeiro, contador de custos, contador global etc. Além disso, a especialização pode ser por área, como, logística, arbitragem, entidade sem fins lucrativos, ONGs, condomínio, hospital, saúde, lazer, rural, informática, tecnologia, cooperativa, gastronomia, designer etc.

- Não tem preconceito de idade: de maneira geral, no nosso país, o profissional, em média, acima de 40 anos tem resistência pela maioria das empresas para conseguir empregos. Estas empresas preferem jovens pelo seu dinamismo, para pagar salários mais baixos, pelo fato de serem menos resistentes às mudanças, por terem mais facilidade de aceitar ordens, por serem profissionais mais motivados e mais criativos (Jornal O Estado de S. Paulo em 24.5.09), Por outro lado, o profissional contábil não encontra esta resistência. Como profissional liberal o contador se depara com diversas alternativas além daquela de ser empregado de uma companhia. Para o profissional contábil o mercado de trabalho é bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com