TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  20/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 10

Carreira - Definição

Carreira é uma trajetória na vida profissional de um trabalhador construída por posições ocupadas e trabalhos realizados durante a sua vida.  Em uma organização, é um longo processo que se inicia desde a sua seleção e contratação, passa por todo o seu desenvolvimento profissional até a sua aposentadoria. Envolve uma série de estágios e suas transições variam por pressões sobre o individuo no ambiente em que está inserido e por suas expectativas, aspirações individuais e necessidades.

A carreira deve ser planejada pelo próprio indivíduo, porém cabe à organização proporcionar oportunidade de desenvolvimento e estimular um planejamento de sua carreira dentro da empresa.  Essa relação cria expectativas tanto sob a perspectiva do funcionário quanto da perspectiva da organização.

Perspectiva do funcionário: envolve o entendimento e avaliação da sua experiência profissional.

Perspectiva da organização: englobam políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços organizacionais, níveis organizacionais, compensação e movimentos das pessoas.

Contudo, a falta de planejamento na carreira pode causar nas pessoas:

Desconforto profissional: desmotivação, desinteresse e infelicidade com a carreira.

Visão limitada das alternativas: poucas alternativas ficam visíveis para o desenvolvimento profissional.

Figura: plano de carreira

Fonte: 

 Plano de carreira

Um plano de carreira é simplesmente uma lista que é realizada pela organização ou pelo profissional contendo as perspectivas voltadas à vida profissional, pessoal e familiar e suas ambições no curto, médio e longo prazo. Se for elaborado pela organização, deve atender a individualidade do funcionário em decidir sobre sua carreira e, também, possibilitar a organização gerenciar e acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores. Esse procedimento ajudar o profissional a identificar as suas necessidades para crescer profissionalmente, tais como: as habilidades a serem trabalhadas ou a necessidade de capacitação através de cursos.

Além disso, é fundamental tornar transparente e eficaz a comunicação entre a empresa e o funcionário almejando o sucesso, pois, só assim o funcionário alcançará os seus objetivos, a partir de suas metas traçadas.  

Em contrapartida, a empresa conseguirá manter a alta produtividade ao reter os funcionários qualificados em suas funções e, por conseguinte, evitar novos gastos com novas contratações e treinamentos, reduzindo, dessa forma, a rotatividade.

Estruturas de carreiras

Cada organização deve estruturar seu próprio plano de carreiras a partir de quatro parâmetros básicos:

  • Formação escolar para o cargo;
  • Experiência profissional prévia para o cargo, mesmo em funções correlatas;
  • Capacitação funcional por meio de cursos de qualificação ou aperfeiçoamento;
  • Desempenho funcional no cargo e na organização.

Estrutura em linha: é um crescimento vertical do indivíduo na organização em uma única direção.  Os critérios de ascensão podem ter diferentes graus de flexibilidade. Exemplo: estagiário, auxiliar de compras, analista.

Estrutura em rede: sua característica principal é oferecer várias alternativas às pessoas da organização em relação às posições que deverão ser ocupadas por elas. Permite à pessoa estabelecer sua trajetória a partir de critérios de acesso previamente estabelecidos.

Estrutura paralela: esse tipo de estrutura é caracterizado por permitir às pessoas orientar suas trajetórias profissionais em duas estruturas de linha: uma de natureza profissional e outra de natureza gerencial. Independente da direção escolhida, as pessoas têm acesso aos maiores níveis de remuneração e de reconhecimento oferecidos pela empresa.

Esse tipo de carreira pode assumir diferentes formas sendo a mais comum à forma em “Y” composta por três partes: uma base comum, um braço técnico e um braço gerencial.

Resumo: conhecemos nesse encontro o conceito de carreira e o que deve constar em um plano de carreira. 

 

Quer aprofundar sobre o assunto?

Plano de carreira: um estudo sobre as expectativas de crescimento profissional em duas empresas em presidente prudente.

Nesse artigo é analisado o plano de carreira em duas empresas da cidade de Presidente Prudente. O intuito da investigação é verificar quais as empresas oferecem plano de carreira e quais as vantagens para o empregado e empregador.

http://www.uniesp.edu.br/revista/revista7/pdf/20_plano_carreira.pdf

O que é plano de carreira.

Conheça nesse site os conceitos básicos sobre o plano de carreira e como avaliá-lo. 

http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-e-plano-de-carreira/

Referência Bibliográfica

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DAVIS, K.; NEWSTROM, J. W. Comportamento humano no trabalho. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Remuneração

Se por um lado a remuneração é considerada por muitos, apenas, dinheiro: uma troca entre empregador e empregados que objetiva recompensar, pagar salários e honorários. Por outro, é um dos principais fatores que definem as melhores empresas e os melhores empregos. Independente do ponto de vista abordado, o certo é que o mercado está mais exigente e, para atendê-lo, as empresas buscam formas de recompensar mais e melhor os funcionários em troca da disponibilização de excelentes produtos e serviços.

Outros consideram a remuneração como um processo que envolve todas as formas de pagamento ou recompensas dadas aos funcionários de uma empresa decorrentes do seu emprego. Isso significa dizer que é tudo àquilo que é conseguido por consequência do trabalho que é realizado.

A remuneração é composta por quatro componentes principais sendo a sua proporção varia de uma empresa para a outra.

Remuneração básica: é o pagamento fixo que o funcionário recebe na forma de salário mensal ou horário.

Incentivos financeiros: são programas de recompensa para funcionários que contribuem direta ou indiretamente para o resultado final da organização.  Os objetivos pré-definidos para esses funcionários são alcançados com um elevado desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com