TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Intenções

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 8

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO-SME[pic 1]

                        EMEI Orígenes Lessa

                                        CARTA DE INTENÇÕES 2º semestre de 2019

Pensando na possibilidade de continuar construindo um diálogo com as crianças e famílias desta Unidade Escolar, nós professores das turmas do infantil I e II de 2019 da EMEI Orígenes Lessa, DRE São Mateus daremos continuidade às diversas experiências, atividades realizadas no primeiro semestre, como possibilidade de garantir o desenvolvimento das aprendizagens e potencializar as múltiplas linguagens de nossas crianças.

Para continuar a garantir as dimensões de tempos, espaços, interações, as materialidades e as narrativas em suas múltiplas linguagens que compõem nosso currículo, daremos seguimento aos projetos institucionais que constam no Projeto Político Pedagógico e que compõem o cotidiano de nossa escola:

  • Atividades cotidianas - acolhimento, exploração e desenvolvimento de contextos de experiências nos diferentes espaços da unidade como parque externo e interno, tanque de areia, campo dirigido. A unidade escolar conta agora com a reestruturação de dois ambientes que colaborarão com a troca de experiências e vivências das crianças: a  casinha e a sala multiuso com brinquedos, livros e demais materialidades que favorecem suas experiências    imaginativas.  Neste semestre teremos como desafio, o protagonismo de nossas crianças em sugerirem em alguns momentos a organização de suas rotinas.
  • Brincadeira Simultânea – onde propiciamos cenários adequados às brincadeiras, com livre escolha, garantindo o direito de explorar e de brincar de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros adultos e crianças, ampliando e diversificando as culturas infantis. É neste momento também que continuaremos com o horário flexível das refeições como mais uma proposta de desenvolvimento da autonomia na gestão de seu próprio tempo e necessidade.
  • Leitura Simultânea – mais uma oportunidade em que a criança pode interagir com diferentes adultos e crianças, em diferentes salas de referência, oferecendo a possibilidade de escolha do livro. Estes, são essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, bem como a organização do pensamento por meio de suas histórias. Planejamos para este semestre a leitura em outros espaços, a parceria com os estudantes mediadores de leitura da EMEF Henrique Mélega para a realização da mesma, a leitura realizada pelas famílias de nossas crianças, leitura surpresa, leitura temática (étnico racial africano e indígena).
  • Conselho Mirim – possibilita qualificar e valorizar o olhar da criança em igualdade com o dos adultos, repensando a escola. Espaços onde podemos ouvi-las, contrapondo às vezes a fala dos adultos, porque as visões sobre as coisas são diferentes, e o trabalho deve ser realizado pelas crianças e não somente para elas. Momento em que damos voz e vez às nossas crianças, eleitas democraticamente por seus pares, representando-os nas decisões, sugestões, reinvindicações e levantamento das necessidades da escola. As reuniões são mensais e já neste início de semestre, muitas ações a partir dessas reinvindicações já foram realizadas: reforma dos banheiros (foi apontado na avaliação das crianças que era o espaço mais “feio” da escola) , compra de mais carrinhos, bonecas, patinetes, dentre outras. É intenção da unidade a continuidade e avanços dessa prática democrática de escuta de nossas crianças.
  • Para gostar de ler – outro momento de priorizar a importância da leitura, a possibilidade de escolha do livro e principalmente de interação da criança com sua família, uma vez que a criança leva o livro para ser lido em casa em uma sacola customizada pela família. Seguimos com o projeto.
  • Neste semestre teremos novamente o Dia da Família na Escola. com o objetivo de promover a integração entre a comunidade escolar: pais, crianças, professores, equipe gestora e demais funcionários da escola, estreitando laços e criando mais um espaço de diálogo com as mesmas.
  • Semana Lessinha - aprovada por unanimidade pelas crianças e muito elogiada pelas famílias, em novembro, teremos novamente este evento em que durante a semana inteira há uma programação especial, com modos diferenciados de organização dos espaços, ampliando e diversificando mais uma vez as culturas infantis, seus conhecimentos, imaginação, criatividade, experiências corporais, sensoriais expressivas, sociais e relacionais proporcionando, assim como os demais projetos aprendizagens significativas.

Receberemos no mês outubro o grupo de teatro da EMEF Henrique Mélega para apresentar a peça “O REI LEÃO”, firmando, assim, mais uma parceria na perspectiva de continuidade, articulação e integração curricular.

Propostos no Currículo da Cidade Educação Infantil e também em nosso PPP ainda desenvolveremos neste semestre o Projeto Somos todos iguais:

  • Receberemos no mês de agosto o índio Awaratan Wassu. Um dos nossos objetivos será conhecer seu povo, sua cultura, as brincadeiras indígenas, seus conhecimentos, modos de vida e desmistificar estereótipos e algumas ideias vigentes do senso comum.
  • Em novembro refletiremos sobre a história e cultura Afro- Brasileira e Africana atentando para a formação identitária das crianças da EMEI, com uma atenção especial ao racismo implícito contido em tons de voz, toques, olhares, brincadeiras, falas, brigas e xingamentos. Buscar o reconhecimento positivo da cultura negra e a possibilidade da escuta respeitosa de todos, permitindo vivenciar a interculturalidade necessária à formação da cidadania e da vida em comum.
  • Refletiremos também junto às crianças a questão do Bullying. É urgente um olhar sensível para acolher todas as crianças, sua história de vida, seu modo de ser e estar no mundo, com e adultos e crianças conhecendo e reconhecendo as diferenças, promovendo a igualdade e o respeito entre todos.

Daremos continuidade ao Projeto Meio Ambiente retomando a importância do cultivo de uma relação de afeto e respeito com a natureza e com o nosso Planeta como um todo.

Nós, professoras Andressa e Daniela, percebemos que as crianças em sua maioria frequentam de maneira assídua o espaço da E.M.E.I e que, se adaptaram bem neste contexto.

Notei que a todas têm bons hábitos de higiene.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (264.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com