TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cianobactérias

Por:   •  27/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

CIANOBACTÉRIAS

INTRODUÇÃO

As Cianobactérias são uma subclasse de bactérias, são também procariontes. São todas autótrofas fotossintetizantes, porem suas células não possuem cloroplastos. A clorofila, do tipo a, fica dispersa pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes, que são ramificações da membrana plasmática.

Antigamente conhecidas como algas-azuis, elas fazem parte do Reino Monera. Já foram catalogadas cerca de 150 gêneros de cianobactérias e aproximadamente 2000 espécies, sendo mais de 40 produtoras de toxinas. Grande parte das espécies vive em águas marinhas, de lagos, rios e solos úmidos. O acúmulo de matéria orgânica nestes ambientes favorecem o surgimento e desenvolvimento das cianobactérias. Encontradas em formatos de bastonetes, esferas e filamentos, podendo somente ser observadas através de microscópios, pois medem alguns micrômetros. Elas não possuem membrana nuclear e grande parte da espécie possui reprodução assexuada.

 

Cianobactérias.

As cianobactérias vivem em ambientes aquáticos e terrestres, ocupando até regiões consideradas inóspitas como águas termais e lagos gelado na Antártica. As espécies aquáticas fazem parte dos chamados fitoplânctons, uma comunidade de diversos micro-organismos fotossintetizantes que incluem também as algas. São microorganismos procarióticos, ou seja, tem estrutura celular que corresponde a célula de uma bactéria. São fotossintetizantes, apresentando fotossistemas I e II, mas sem estar organizados em cloroplastos, como as plantas. Algumas espécies são fixadoras de Nitrogênio atmosférico e outras produtoras de hepatoxinas ou neurotoxinas. 

Frequentemente os ambientes aquáticos e os seres que neles vivem vêm sendo afetados pelas atividades humanas. Os esgotos domésticos, industriais e da agricultura, ao serem jogados nas águas provocam um fenômeno denominado de eutrofização, que é o enriquecimento desses sistemas aquáticos pela grande quantidade de nitrogênio e fósforo disponíveis na água.  A eutrofização leva a problemas como redução do oxigênio e morte de peixes. Esse processo também pode ocorrer lentamente por causas naturais. O aumento da temperatura e o fenômeno de eutrofização têm sido considerados os maiores responsáveis pelo chamado floração (Blooms).

A floração causa o aumento descontrolado do fitoplâncton na superfície aquática ocorrendo mudanças na coloração da água. Um exemplo desse fenômeno é o Mar Vermelho que possui esse nome graças a florações de cianobactérias de cor vermelha do gênero Trichodesmium.

Com o aumento excessivo da proliferação da quantidade de cianobactérias na água, surge um grave problema ambiental e de saúde pública. Essa proliferação em rios e lagos impedem a cristalinidade da água, o que leva a um processo de desoxigenação. Além disso, as cianobactérias têm por característica a produção de substâncias altamente tóxicas que alteram a cor e o gosto da água. Essas toxinas podem gerar sérios riscos à saúde humana e em animais.

Essas toxinas produzidas pelas cianobactérias são denominadas de cianotoxinas. As cianotoxinas podem ter efeito neurotóxico, hepatotóxico e dermatotóxico ou citotóxico. Algumas dessas toxinas possuem efeito muito rápido e levam à morte por parada respiratória após pouco tempo depois da ingestão. A citotoxina mais comum é a microcistina, que tem efeito prejudicial ao fígado.

Os rios e lagos contaminados pelas toxinas gerada pelas cianobctérias não podem ser retiradas pelos sistemas de tratamento de água tradicionais e nem pela fervura dessa água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (298.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com