TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência e Pesquisa

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Para o desenvolvimento desta avaliação, realize a leitura do texto "O amor é uma falácia", disponível no site , acesso em 18 set. 2014. São várias as possibilidades de leitura do texto "O amor é uma falácia", evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.

Questão 1: O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto "O amor é uma falácia" elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (2,5 pontos)

O conhecimento é o ato de conhecer, significa experiência, ter informações. Tal conceito é adquirido ao longo do tempo de inúmeras formas. Há aquele que pode-se dizer “coloquial”, pois é passado de boca a boca de uma maneira informal. Pode-se observar nesta passagem do texto: "Eu afirmo que a mania é a própria negação da razão." (SHULMAN, p. 1). Assim como também existe o conhecimento obtido através do estudo e da pesquisa, tendo como exemplo: "Os cirurgiões, os advogados e os construtores não estão fazendo testes para verem o que aprenderam, e os estudantes sim. As situações são completamente diferentes e não se pode fazer analogia entre elas." (SHULMAN, p.5).

Questão 2:

No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento: (2,5 pontos)

Conhecimento popular ou do senso comum: "Eu afirmo que a mania é a própria negação da razão." (SHULMAN, p. 1).

Conhecimento religioso ou teológico: "Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que Ele mesmo não conseguirá levantar?" (SHULMAN, p.4).

Conhecimento artístico: "Certa tarde, encontrei-o deitado na cama com tal expressão de sofrimento no rosto que o meu diagnóstico foi imediato: Apendicite!". (SHULMAN, p.1).

Conhecimento filosófico: "Madame Curie poderia ter descoberto o Rádio de alguma outra maneira. Talvez outra pessoa o descobrisse. Muita coisa poderia acontecer. Não se pode partir de uma hipótese que não é verdadeira e tirar dela qualquer conclusão defensável." (SHULMAN, p.5).

Conhecimento científico: "Os cirurgiões, os advogados e os construtores não estão fazendo testes para verem o que aprenderam, e os estudantes sim. As situações são completamente diferentes e não se pode fazer analogia entre elas." (SHULMAN, p.5).

Questão 3: Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo. (2,5 pontos)

Falácia - Dicto Simpliciter: Generalizar um fato a partir de uma "regra geral".

"Argumento baseado numa generalização não qualificada. Por exemplo: o exercício é bom, portanto todos devem se exercitar." (SHULMAN, p. 3).

Falácia - Generalização Apressada: Quando se conclui algo utilizando  premissas  insuficientes.

"Você não sabe falar francês, eu não sei falar francês, Escobar não sabe falar francês. Devo portanto concluir que ninguém na Universidade sabe falar francês. (...) Não há exemplos suficientes para justificar a conclusão." (SHULMAN, p. 3).

Falácia - Post-Hoc: Quando dois fatos ocorrem seguidamente fazendo com que eles estejam falsamente interligados.

"Não levemos o Tiririca conosco ao piquenique. Toda vez que ele vai junto começa a chover. (...) Não é ele que causa a chuva. Ela não tem nenhuma relação com a chuva." (SHULMAN, p. 4).

Falácia - Ad Misericordiam: Quando tenta-se "conquistar" alguém causando sentimento de piedade.

" O homem não respondeu à pergunta do patrão sobre as suas qualificações. Em vez disso, tentou despertar a sua compaixão." (SHULMAN, p. 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (296.5 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com