TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciências do Ambiente

Por:   •  7/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIAS DO AMBIENTE: Trabalho 01

JHENMILLY KEYTH DE OLIVEIRA MENDES

O presente relatório tem por objetivo analisar de forma crítica o artigo “Os papéis da ciência dos materiais e da engenharia para uma sociedade sustentável”, publicado no ano de 1994 por Sookap Hahn da Universidade de Stanford, Palo Alto, EUA.

O autor destaca três áreas principais que geram um grande impacto na sociedade atual, são elas a àrea de tecnologia, área da saúde e meio ambiente. Na área da tecnologia hoje em dia, a demanda por desempenho e processamento está cada vez maior, e com isso a indústria de semicondutores investiu em pesquisa e desenvolvimento, além de testes dos novos chips. A Lei de Moore diz que, a capacidade de transistores dos processadores dobra a cada 18 meses. Porém, essa miniaturização de transistores já demonstra sinais de estar chegando ao fim, já que o silício, principal componente, começa a perder suas propriedades físicas. Mais do que isso, reduzir progressivamente a litografia está se mostrando exponencialmente mais caro e mais complicado.

Na área da saúde temos o aumento dos dejetos e lixo hospitalar por conta do aumento populacional e da situação precária dos hospitais. Apesar de ser uma preocupação já na década dos anos 90, muitos hospitais ainda usam de maneiras ilícitas para fazer o descarte do material.

E por fim o meio-ambiente ainda se encontra como um assunto crítico, por conta da irresponsabilidade de empresas na preservação do sistema ecológico da sua região. Árvores derrubadas, ar e rios poluídos, lixões cada vez mais abarrotados e entulhados, dentre outros desastres naturais causados pela ação humana, tendem a só piorar com o crescimento populacional. Segundo o ONS o consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) em dezembro do ano passado totalizou 67.021 megawatts (MW) médios, com alta de 2,9% ante igual mês de 2016. No ano de 2017, o consumo registrou alta de 1,5% na comparação com o ano anterior. E com a possível seca dos rios, mais caro será a energia.

A comunidade de engenheiros e cientistas de materiais segundo o autor, podem atuar diretamente para ajudarem nos problemas de meio ambiente. Como por exemplo na limpeza, redução de lixo, armazenamento de tóxicos e melhor uso de produtos naturais. Para se conseguir controle sobre o ciclo de vida dos materiais, é necessário o uso/reaproveitamento de materiais comerciais, fazer novas pesquisas e projetos de produtos e materiais que possam ser indefinidamente reciclados, além de trocar materiais nocivos ao meio ambiente para  materiais que não impliquem rejeitos de produtos danosos para o meio-ambiente.

REFERÊNCIAS

ESTAMOS CHEGANDO AO FIM DA LEI DE MOORE? Disponível em: . Acesso em: 03 março. 2019.

CONSUMO DE ENERGIA NO BRASIL AUMENTA 1,5% EM 2017, SEGUNDO ONS. Disponível em: Acesso em: 03 março. 2019.

CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DE RESÍDUOS. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/materia-e-energia-5-ano/sustentabilidade-e-consumo-consciente/a/consequencias-do-descarte-incorreto-de-residuos>. Acesso em: 03 março. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com