TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Computação em Nuvem

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. Introdução 02

2. Computação em Nuvem 03

2.1 Cloud Computing, o que é? 03

2.2 Onde começou? 03

2.3 Evolução até hoje? 03

3. Cases de Sucesso 05

3.1 EmpresaEventials 05

3.2 Empresa Catho Online 05

3.3 Google 06

3.4 Amazon 06

4. Principais Utilizações 07

4.1 Serviços e Soluções 07

5. Futuros Projetos 09

6. Conclusão 10

7. Referências Bibliográficas 11

1. INTRODUÇÃO

Quantas vezes você já não ouviu o termo “cloud computing” ou “aplicativo web”? Ambos os termos estão ficando cada vez mais “populares” no vocabulário dos usuários. Agora com a chegada do Chrome OS, do Google, vem se falando ainda mais sobre cloud computing.

A denominação cloud computing chegou ao conhecimento de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos este termo ainda por um bom tempo. Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

2. COMPUTAÇÃO EM NUVEM

2.1 Cloud Computing, o que é?

Cloud Computing - ou computação em nuvem, em português - é o termo usado para referir-se aos serviços de aplicações disponibilizados via web. O conceito se baseia em utilizar qualquer recurso, lógico ou analógico da computação, de forma remota, ou seja, sem que este esteja na maquina do usuário.

Um exemplo simples são os serviços de webmail. O usuário envia e recebe mensagens e/ou anexa e baixa arquivos que foram salvos em um computador que não seja o do próprio usuário, chamado de servidor.

2.2 Onde começou?

A Cloud Computing começou de uma necessidade de mercado. É evidente que a computação passou por diversas mudanças e todas elas requeriam mais espaço de armazenamento e mais capacidade de processamento e, claro, custos mais baixos.

Computação em nuvem foi apenas uma resposta à necessidade do avanço tecnológico. Empresas menores, com menos condições financeira são, em geral, mais aceptívas a novas tecnologias e foi nesse contexto que a computação em nuvem começou a ganhar mais visibilidade. Alguém precisava crescer, não podia fazê-lo sem investir em TI, mas essa não era sua área de negócio, no fim alguém oferece uma solução de TI de bom custo-benefício que encontra um vácuo no mercado.

No caso, a solução de TI com bom custo-benefício foi a cloud computing, que oferece a infraestrutura e know-how necessários para uma empresa que não tem condição ou intenção de investir em um departamento de TI robusto.

2.3 Evoluções até hoje?

O aparecimento da cloud computing se mistura à revolução da informação que temos presenciado. No fim, computação em nuvem é uma evolução direta de clustering e grid computing.

Cluster é um aglomerado de computadores pessoais que funciona como um único e potente computador. Grid Computing introduziu a possibilidade de múltiplos computadores pessoais se conectarem nessa “grade”. O problema é que essa rede gera um gargalo de I/O, dificultando acesso em massa.

Cloud Computing evoluiu no sentido de fornecer disponibilidade, alto desempenho, capacidade absurda de armazenamento de dados e muita velocidade de transferência.

Hoje as grandes empresas oferecem vários data centers distribuídos em diversos lugares do globo, interconectados. Politicas de segurança extremamente confiáveis e estrutura computacional de primeira linha.

Essa é apenas um dos avanços que garantem o sucesso da cloud computing e sua perpetuação no mercado de TI atual.

3. CASES DE SUCESSO:

3.1 EmpresaEventials

A Eventials – fornecedora especializada na transmissão de eventos online – está entre as corporações brasileiras que já aderiram à computação em nuvem. A companhia, fundada em novembro de 2010, conta que, no primeiro momento, utilizava servidores dedicados em um data center terceirizado, para realizar as transmissões ao vivo em seu portal. “No entanto, nos períodos de pico, quando contabilizávamos 10 mil acessos simultâneos, tínhamos duas alternativas: ou deixávamos o sistema cair ou contratávamos mais máquinas dedicadas”, conta o diretor-executivo da empresa, Thiago Lima.

Assim, após fazer uma análise dos recursos de TI disponíveis, a Eventials decidiu migrar sua infraestrutura para transmissão de eventos online de um data center terceirizado para um ambiente de cloud computing, fornecido pela Locaweb. A escolha, de acordo com o executivo, se baseou no fato de que o orçamento disponível, de aproximadamente R$ 8 mil, não seria suficiente para contratar mais servidores dedicados para suportar o aumento dos acessos. Além disso, a companhia tinha consciência de que precisava ter uma estrutura confiável e que fosse rapidamente escalável, para atender os momentos de pico de acesso.

A migração dos servidores dedicados para o ambiente de cloud computing durou apenas três dias e foi dividida em três etapas: migração do site, banco de dados e da infraestrutura de streaming de vídeo. Lima aponta também que a preocupação com questões de segurança e privacidade dos dados não representou um desafio para a companhia, já que apenas o hardware é compartilhado na nuvem pública.

3.2 Empresa Catho Online

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com