TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria em um Planejamento Tributário

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        CONTROLADORIA        4

2.1.1        Controladoria em um Planejamento Tributário        4

2.1.2        Controladoria e novos investimentos        5

2.1.3        A Controladoria em uma cisão        6

2.2        INCORPORAÇÃO        7

2.2.1        Processo de incorporação uma prática de elisão fiscal        7

2.2.2        Parecer do auditor sobre o Balanço Patrimonial        8

2.2.3        Balanço Patrimonial antes e após a incorporação        9

2.2.4        Parecer sobre a demonstração consolidada após a incorporação        11

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

A controladoria pode ser definida como a união de princípios e procedimentos, vindos de varias ciências, sendo elas a administrativa, econômica, psicologia, estatística e principalmente da contabilidade.

Suas atribuições devem ser a de planejamento, criando e nutrindo um plano de operação ligado a gestão da entidade, a função de controlar, de relatar os fatos a alta administração e demais áreas da entidade, com a finalidade de promover a integração, a função contábil entre outras. A controladoria deve ser uma área de staff dentro da organização, ou seja, não dever ser subordinada a gerentes, administradores ou qualquer outra área ou setor. Funcionando como um setor que é ligado a todos os outros, e remetida somente à alta administração da organização.

Uma vez definidos os padrões de controle, a Controladoria necessita elaborar a projeção agregada dos resultados de todos os setores da organização. Para isso, ela deverá desenvolver um sistema de planejamento e controle orçamentário que possibilite a elaboração de projeções e simulações, considerando diferentes cenários, dos resultados operacionais, econômicos e financeiros da organização.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. CONTROLADORIA

O processo decisório é influenciado pela atuação da Controladoria, por meio das informações de planejamento e controle. A controladoria tem como objetivo, assessorar o gestor da empresa, ao fornecer-lhe alternativas econômicas, como qual será o Modelo de Gestão Econômica ideal para as empresas, através de pesquisa bibliográfica e da coleta de dados. Assim serão identificados na literatura, conceitos, características e descrição dos princípios do Modelo.

Com as projeções obtidas, a Controladoria passará a elaborar a análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle previamente estabelecidos. Esta comparação objetiva apurar a existência de diferenças, denominadas desvios, entre os resultados e os padrões de controle. Observado os desvios, será feita análise da relevância, que visa apurar se os desvios são relevantes em termos de comprometimento dos objetivos organizacionais.

Para isso, a Controladoria faz uso dos padrões de controle do tipo intervalo, classificando os desvios em desvios de baixa relevância e desvios de alta relevância. Todas as informações serão repassadas aos gestores, a responsabilidade pela tomada de decisão ou escolha de qual alternativa utilizar será exclusiva deles, apoiando nas informações da controladoria..

  1. Controladoria em um Planejamento Tributário

Beuren (2000) disse, a controladoria surgiu devido à necessidade que as empresas sentiram em ter um melhor controle no processo de gestão, necessidade esta intensificada pelo crescimento das mesmas, e também para garantir que se manterão competitivas mediante seus concorrentes.

Segundo Beuren (2000, p. 20), referente o surgimento da controladoria, afirma que: A Controladoria surgiu com a finalidade de realizar rígido controle de todos os negócios das empresas relacionadas, subsidiárias e/ou filiais. O crescimento vertical e diversificado desses conglomerados exigia, por parte dos acionistas e gestores, um controle na central em relação aos departamentos e divisões.

Os gestores de empresariais sabem que a redução da carga tributária é uma necessidade e está vinculada a sobrevivência do negócio e, portanto, deve ser realizada de forma lícita, visando racionalizar os custos tributários, sem afrontar os dispositivos legais que regem o sistema tributário nacional.

A controladoria está diretamente ligada à contabilidade, ela pode ser considerada como a função contábil de analise e gestão das atividades desenvolvidas pelo setor contábil. A controladoria usará principalmente os dados da contabilidade para transforma-los em informações, informações estas que auxiliam o processo de tomada de decisão, e da mesma forma que podem apontar possíveis desperdícios onde os custos e despesas se encontrem de forma muito elevada.

  1. Controladoria e novos investimentos

A controladoria é responsável por coletar os dados nos mais diversos setores e transforma-los em informações auxiliando a obtenção da eficácia organizacional, em manter e quando possível maximizar os resultados, podendo assim, realizar aquisições de novas empresas e novos investimentos.

Ainda Scalon (2010) argumenta que a controladoria é um órgão de gestão a qual deve ser indispensável para a tomada de decisões, uma vez que pode influenciar na redução de custos e no aumento da lucratividade.

As preocupações da controladoria são com os direitos adquiridos e as obrigações assumidas.  Ela se preocupa com o recebimento – entradas, e com os custos e despesas - saídas (SÁ, 2009).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com