TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cosntrução Das Politicas Sociais

Projeto de pesquisa: A Cosntrução Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho aponta como ocorreu o processo de construção das políticas sociais no Brasil. A relação do Estado e a mobilização da sociedade diante do crescimento constante das expressões da questão social nas suas mais variadas faces: miséria, desemprego, a fome, violência etc. Irá relatar também o surgimento do Serviço Social e sua atuação neste contexto histórico.

DESENVOLVIMENTO

Na década de 30 do século passado, ocorreu uma intensificação do processo de industrialização e um grande desenvolvimento do capitalismo, fazendo com que as expressões da questão social ficassem mais aparentes.

Nesta época, começaram a aparecer sinais evidentes de descontentamento e frustação da classe média e dos grupos de intelectuais. Ocorrem vários movimentos políticos contra a administração pública, considerada por muitos como ineficiente e inábil. Protestava-se também contra a falta de soluções para as crises sociais, econômicas e políticas.

Vargas, que estava no poder nesta época, diante desta situação se viu obrigado a estabelecer uma série de medidas de politicas sociais de caráter preventivo, para tentar amenizar a insatisfação da classe trabalhadora e manter a ordem do sistema capitalista.

Essas políticas sociais, em sua grande maioria, também beneficiava a classe média e burguesa, dando condição para o aumento da produção, gerando com isso uma expansão ainda maior do capitalismo no Brasil. Criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em novembro de 1930, e promulgou uma legislação trabalhista que respondia, de certa forma, as necessidades do trabalhador e aos interesses da indústria cada vez mais emergente.

As políticas sociais da época consistiam na intervenção do Estado por meio da implantação de assistência social e de prestações de serviços sociais como assistência médica e psicológica, adoção, medidas jurídicas proteção do consumidor, e reinserção social.

O Serviço Social surgiu no bojo deste cenário, tendo como grande desafio garantir a implantação e execução dessas políticas sociais e ao mesmo tempo atender as demandas do Estado (manter a ordem social).

De 1930 á 1954 foram criadas diversas instituições e medidas sociais importantes para a classe trabalhadora. Como instituições podemos citar:

* IPAs Instituídos de Aposentadorias e Pensões, criado em 1933.

* LBA, Legião Brasileira de Assistência, criado em 1942.

* SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) criado em 1942

* SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) criado em 1942

* SESI (Serviço Social da Indistria) criado em 1946.

* SESC (Serviço Social do Comercio) criado também em 1946.

Entre as medidas sociais mais importantes criadas neste período podemos citar:

* Em 1939 foi regulamentada a Justiça do Trabalho e Legislação Sindical.

* Em 1940 foi decretado o Imposto Sindical, o Salário Mínimo e o Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com