TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Monografias: A DIDÁTICA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 11

A DIDÁTICA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

RESUMO

Este Artigo Científico tem como tema central como é importante aplicar da melhor forma a didática no momento em que estamos trabalhando com a aprendizagem de uma criança. Quanto à metodologia trata-se de um trabalho baseado em alguns pesquisadores importantes que fizeram parte do ensino-aprendizagem e das mudanças que ocorreram com o passar dos anos, como Jean Piaget e Vygotsky. No referencial teórico foram feitas analises em cima de teorias colocadas em praticas pelos grandes pensadores e educadores que a educação já pode ter. O diferencial proposto por este trabalho é que ele cria um parâmetro critico de como era o ensino-aprendizagem antigamente e de como esta o ensino-aprendizagem de hoje, o que sofreu mudanças, o que continua sendo aplicado e qual o método de ensino que vem se mantido nos dias de hoje, qual a melhor didática na hora em que a aprendizagem esta se concretizando dentro de uma sala de aula. A didática da aprendizagem mostra como a didática e a aprendizagem anda junto, o que elas trazem de benefícios quando bem aplicadas, como podemos em sala de aula aplicar juntas didáticas inovadoras e tradicionais assim a aprendizagem se torna de qualidade. Portanto quando falamos de didática falamos de métodos de abordagens e a aprendizagem o que vamos passar de informações construtivas assim a criança pode passar por todas as fases do ensino dentro de uma escola de ensino regular ou superior, pois cabe a nós educadores transformar pedras brutas em grandes esculturas.

Palavras-chave: Didática, Historia da didatica, Ensino, Instrução

INTRODUÇÃO

A primeira década do século XXI, em muitos países, a Didática é considerada, no melhor dos casos, como uma disciplina ou ramo da Pedagogia. Nesse caso nós questionávamos o porquê dessa situação ao longo dos tempos, existe uma diferencia substancial entre Pedagogia e Didática. Podemos perceber que ainda com aspectos comuns, elas não têm a mesma origem, como ciências autônomas. A Pedagogia surge como ciência particular, a partir do século XIX, quando foi aos poucos se separando da Teologia e a Filosofia; enquanto, a Didática esperaria mais um século, e sua luta de emancipação foi com a Pedagogia, e contra os sectarismos dos defensores do Desenho Curricular. Referimos aqui à origem e a evolução da Didática e não da Pedagogia.

A Didática é a ferramenta cotidiana do professor e, como tal, está em contínua evolução, razão porque os conteúdos deste curso destinam-se não só a reforçar os conceitos fundamentais dessa disciplina mas, sobretudo, aperfeiçoar e atualizar o professor pelo conhecimento de novas técnicas que possam vir a ser utilizadas em sala de aula.

Didática tem origem no idioma grego; provém de didaktiké significando a arte (maneira) de ensinar ou instruir. É uma ciência teórico-prática, que pesquisa e experimenta novas técnicas de ensino e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo da instrução. Correlaciona-se a outras, em especial à Psicologia, Sociologia, Filosofia e Biologia.

Como toda ciência, a Didática é aberta às novas descobertas que enriquecem o saber humano. Assim, a Didática contemporânea faz ver ao educador certos conceitos novos ou novas abordagens desses conceitos, por isso é sempre importante para o educador estar se reciclando, enriquecendo-se.

A instrução é um conjunto de eventos planejados pelo professor com o fim de iniciar, ativar e manter a aprendizagem.

MÉTODO

A aprendizagem consiste em uma mudança no comportamento do aluno em face do processo da instrução e é o resultado desse processo que, para ser eficiente precisa ser planejado.

O planejamento da instrução é um processo de tomada de decisões que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem. Este planejamento envolve, pelo menos, três fases: elaboração, execução e avaliação.

A aprendizagem é o resultado do processo da instrução e consiste em uma mudança no comportamento do aluno em face do processo de instrução.

Instrução, por sua vez, é um conjunto de eventos planejados para iniciar, ativar e manter a aprendizagem

Didática é a ferramenta cotidiana do professor e, como tal, está em contínua evolução, razão porque os conteúdos deste curso destinam-se não só a reforçar os conceitos fundamentais dessa disciplina mas, sobretudo, aperfeiçoar e atualizar o professor pelo conhecimento de novas técnicas que possam vir a ser utilizadas em sala de aula

As instituições de ensino, ao longo dos anos, vêm transformando a educação em mercadoria, fruto do capitalismo, o qual acaba por deturpar o conceito e a importância da didática no ensino. Como assevera Martins:

“A didática expressa uma prática pedagógica que decorre da relação básica do sistema capitalista num momento histórico determinado. Portanto, as formas como as classes sociais se relacionam vão se materializar em técnicas, processos, tecnologias, inclusive processos pedagógicos que se realizam através de uma certa relação pedagógica.” ( Martins 1988, p.23)

Reconhecendo a didática como ciência que é, sendo pesquisa e também uso de técnicas de ensino, deve-se conceber a idéia de sua importância na contribuição para a formação do cidadão desde a educação básica, até o ensino superior. É nesses passos que o professor deve buscar na didática as verdadeiras técnicas de ensino, as quais só serão alcançadas através do trabalho pedagógico bem estruturado.

O trabalho do professor em sala de aula muitas vezes se resume em repassar os conteúdos aos alunos, sem estimular nestes a interpretação, a crítica e a criatividade, pois,

“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (Freire 1996, p. 47).

Para realizar um trabalho didático-pedagógico, o professor deve ser crítico, perspicaz para estimular seus alunos, (sem que estes percebam que estão sendo provocados criticamente), ético, uma vez que o professor é formador de opinião, ter vocabulário ilibado, ser reflexivo da prática constante de seu trabalho, reconhecer a cultura de seus alunos, enfim, ele deve antes de tudo conhecer seu campo de atuação. Seja qual for a técnica de ensino explorada por este, ela deve ser permeada pelo pensamento reflexivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com