TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISLEXIA: UMA ANÁLISE DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL, UMA CONCEPÇÃO SOB O OLHAR DOCENTE

Artigos Científicos: A DISLEXIA: UMA ANÁLISE DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL, UMA CONCEPÇÃO SOB O OLHAR DOCENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  6.240 Palavras (25 Páginas)  •  3.980 Visualizações

Página 1 de 25

CETAI – CENTRO DE TEOLOGIA APLICADA INTEGRADA

FJC – FACULDADE JOÃO CALVINO

A DISLEXIA: UMA ANÁLISE DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL, UMA CONCEPÇÃO SOB O OLHAR DOCENTE.

BARREIRAS-BA

2012

CETAI – CENTRO DE TEOLOGIA APLICADA INTEGRADA

FJC – FACULDADE JOÃO CALVINO

A DISLEXIA: UMA ANÁLISE DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL, UMA CONCEPÇÃO SOB O OLHAR DOCENTE

PEREIRA , Evanice Alves

XAVIER , Tânia Maria

RESUMO

O presente artigo traz reflexões a respeito da dislexia a partir da análise do filme intitulado Como Estrelas na Terra – toda criança é especial, do ator e produtor Aamir Khan, dando ênfase a concepção do olhar docente. Teve como objetivo analisar a postura do professor perante as dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagens apresentados na sala de aula, transitou, ainda, pela posição da família e escola. Obras de autores como Frank (2003), Pádua Silveira (2008), Parolim e Assencio-Ferreira (2008) e Sampaio (2011) foram utilizadas como referencial teórico para o desenvolvimento deste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Dislexia. Disléxico. Distúrbios de aprendizagem. Professor.

ABSTRACT

This article presents reflections about dyslexia from the analysis of the film entitled How Stars on Earth - Every child is special, the actor and producer Aamir Khan, emphasizing the concept of looking teacher. Aimed to analyze the attitude of the teacher in the face of difficulties and / or learning disorders presented in the classroom, moved also by the position of the family and school. Works by authors such as Frank (2003), Padua Silveira (2008), and Parolim Assencio-Ferreira (2008) and Sampaio (2011) were used as theoretical framework for the development of this work.

KEYWORDS: Dyslexia. Dyslexic. Learning disorders. teacher

1. INTRODUÇÃO

No Brasil, embora, a dislexia seja um distúrbio desconhecido pela grande maioria, o problema é mais comum do que se possa imaginar; a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) afirma que cerca de 10% a 15% da população brasileira sofre com a dislexia. Sem esquecer é claro, que parte desses indivíduos nem sequer viram estatística, pois ficam no anonimato, visto que por fatores diversos não chegam a ter um diagnostico e passam suas vidas sendo tachados de preguiçosos, distraídos e “burros”.

O filme Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial, do autor e produtor Aamir Khan relata a saga de um menino indiano de 09 (nove) anos com distúrbio de aprendizagem. No começo do filme podemos perceber que Ishaan Awasthi é um garoto risonho e sonhador, adora desenhar e perde a noção do tempo quando está a sonhar com seu mundo imaginário; já repetiu o terceiro período e não vai muito bem no ano vigente, correndo o risco de repetir novamente, uma vez que não consegue acompanhar as aulas, devido a sua dificuldade de aprendizado e consequentemente de concentração. Segundo ele “as letras dançam em sua frente”, evidenciando assim, um dos sinais do distúrbio de aprendizagem chamado dislexia.

As dificuldades de aprendizagem gerada pela dislexia são manifestadas dentro da escola, sendo o professor, geralmente, o primeiro a perceber que a criança possua algum problema. No entanto, o olhar do docente pode ser uma linha tênue quando se refere ao diagnóstico de um disléxico. Assim sendo, busca-se compreender em que medida a escola e/ou o docente lidam com alunos disléxicos em sala de aula.

A Trajetória do menino Ishaan Awasthi portador de dislexia foi analisada no contexto social, familiar e escolar. Refletindo o posicionamento do professor ao lidar na sala de aula com possíveis casos de dislexia.

Outras obras que serviram de bases para construção desse trabalho foi basicamente os teóricos como o escritor norte-americano, conceituado mundialmente, Roberto Frank (2003) que trouxe ideias referentes à metodologia para auxiliar o professor no âmbito escolar quando o assunto é criança com dificuldade no aprendizado. Paralin e Assêncio-Ferreira (2008) que aborda a questão psicológica e neurologista para uma compreensão e contribuição no contexto educativo. Também a autora Simaia Sampaio (2011) que trata dos obstáculos e superação do sujeito com dificuldade de aprendizagem, levando em consideração o apoio encontrado na família, na escola e no próprio sujeito.

Além de sites oficiais como o Ministério da educação e Cultura (MEC) que tem disponíveis informações da Secretaria de Educação Especial para serem consultadas por pais e professores interessados e os site oficiais dos portadores de dislexia e afins, que são a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) e a Associação Nacional de Dislexia – AND, com artigos e dicas de suma importância sobre a temática em questão. Na história, Ishaan é uma criança que sofre com dislexia. Mais, o que significa dislexia? Conforme a Associação Brasileira de Dislexia – ABD o termo DISLEXIA tem origem no grego e no latim, onde o DIS equivale a distúrbio, dificuldade e o LEXIA, no Latim significa leitura; e no grego a linguagem, denotando que a dislexia é um distúrbio de aprendizagem no campo da leitura, escrita e soletração. A dislexia não é uma doença, embora conste sob o CID10-Classificação Internacional de Doenças. Mas, é definida como Transtornos escolares, estando, também no DSM-IV(1994) – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, enquadrada como transtornos de aprendizagem e leitura.

Os conceitos de dislexia são variados, mas, diante de comissões e estudos em andamento sobre a temática, novas definições são aguardadas oficialmente. Para Sampaio (2011) a dislexia é:

[...] um distúrbio na leitura que afeta a escrita, sendo normalmente detectada a partir da alfabetização, período em que a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com