TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Por:   •  13/5/2018  •  Resenha  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  5.708 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

INOVAÇÃO

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

São Paulo

2017

INTRODUÇÃO:

Estrelas Além do Tempo é uma história real de superação. Em plena Guerra Fria, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três amigas negras, que com talentos incríveis se dedicam ao máximo para a conquista do homem ao espaço. São as pessoas mais importantes da Nasa, pois são as únicas a conseguirem realizar os cálculos essenciais para a execução do projeto. Enfrentam preconceito por homens e mulheres, e provam suas competências dia a dia.

         


        

PARTE 1 - FILME:

Nome: Estrelas além do tempo

Ficha Técnica do Filme:

Título: Hidden Figures (Original)

Atores principais: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge

Direção: Theodore Melfi

Produção: Donna Gigliotti, Jenno Topping, Peter Chernin, Pharrell Williams, Theodore Melfi

Ano: 2016

Gênero do filme: Drama, Biografia

Linguagem predominante: (formal/informal) - Formal

Grau de entendimento: (fácil/razoável/difícil) – Fácil

Valores cinematográficos:

De acordo com o seu julgamento: música/cenários/diálogos/fotografia/efeitos/enredo.

Os cenários, o figurino dos personagens e as músicas animadas de Pharreell Williams fazem uma reconstrução histórica da década de 60 e os efeitos especiais trazem toda realidade para o ambiente visual.

Temas abordados: culturais/científicos/políticos/religiosos/psicológicos/outros. Sociais, raciais, históricos e políticos, onde Katherine, Dorothy e Mary sofrem preconceitos por homens e mulheres brancas. Katherine é a única mulher negra do grupo, seu trabalho é todo dificultado e é impedida de assinar seus relatórios, os colegas não aceitam dividir a mesma cafeteira com ela e ainda precisa andar quase um quilômetro para ir ao banheiro de mulheres negras. Elas foram muito importantes para a conquista da corrida espacial, que mudou a história do mundo.

Enredo (síntese)

Baseado em fatos reais, o enredo é sobre a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, mulheres afro-americanas que enfrentaram o machismo e o preconceito, trabalharam na NASA durante a corrida espacial travada entre os EUA e a União Soviética no início dos anos 1960, durante a Guerra Fria, foram fundamentais para a conquista espacial do astronauta John Glenn na órbita da Terra, conquista que restabeleceu a confiança do país.

Ideia ou mensagem central do filme

Mostrar o quão as mulheres estão em desvantagem perante aos homens, segregação racial, superação do racismo e evolução tecnológica. Sem os talentos da matemática Katherine, a supervisora dos computadores Dorothy e a engenheira Mary, os Estados Unidos demorariam muito mais para lançar um homem ao espaço, se elas tivessem sido devidamente valorizadas e inseridas antes nos planos e programas para a missão espacial, talvez o país poderia ter saído na frente da União Soviética.

Cena de maior impacto. Justifique;

Quando diante de seus colegas e Harrison, Katherine explode e expõe sua mágoa por ter que atravessar uma enorme área de 800 metros, gastando 40 minutos todos os dias, para ir apenas ao banheiro, já que o prédio onde trabalha não tem um em que ela possa entrar, além disso, não pode beber do café da mesma cafeteira de seus colegas. Comovido, Harrison acaba com a separação das cafeteiras e dos banheiros dentro da NASA, uma atitude que começa a transformar o lugar. Katherine venceu o preconceito e Harrison quebrou paradigmas de um ambiente claramente egoísta e preconceituoso.

PARTE 2  - TEXTO:

Escreva um entendimento do filme e qual a contribuição do filme para o estudo da disciplina INOVAÇÃO.

Relacione as contribuições do filme para a disciplina de INOVAÇÃO.

Katherine Johnson, foi a matemática responsável por calcular a trajetória da viagem do primeiro americano ao chegar no espaço. Dorothy Vaughan trabalhava como supervisora e ao descobrir o IBM, percebeu que era capaz de realizar 24 mil cálculos por segundo. E Mary Jackson que sonhava em ser engenheira e através da justiça conseguiu ser a primeira mulher negra a estudar na Universidade da Virgínia, conquistando assim, seu sonho de ser a primeira engenheira da Nasa. Essas mulheres foram muito importantes, no entanto, sofreram muito preconceito por serem mulheres e negras, mas não desistiram, lutaram por seu espaço e mostraram o quão longe iam suas capacidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com