TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme Estrelas Além do Tempo

Por:   •  12/11/2017  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  4.804 Visualizações

Página 1 de 2

Ilana Gabriella de Lima Luz Barbosa

DRE:116183639

Trabalho de opinião baseado no filme Estrelas Além do Tempo,

para a disciplina de Antropologia.

Macaé, 2017


     Estrelas Além do Tempo conta a historia de três mulheres negras que trabalham na NASA como matemáticas. Cercadas pelo racismo, essas mulheres não se curvarão para as adversidades e nada as impedira de traçar seus caminhos para a história quando a missão do governo dos EUA de enviar um homem ao espaço passa a depender diretamente do trabalho delas.

      O filme se passa na década de 60 onde a segregação racial é algo visivelmente explicito, onde pessoas negras não podiam frequentar o mesmo lugar que as brancas e também não tinham o mesmo direito a educação. Outro fato que surge nessa época é o acirramento da guerra fria entre os Estados Unidos e União Soviética, onde o planeta Terra deixa de ser o único objeto de desejo e as duas nações passam a disputar quem irá mandar no espaço. Vencer a corrida espacial é uma questão política que definirá os rumos da história. E é nesse contexto que três grandes mulheres contam sua historia.

     Katherine Johnson é uma matemática negra brilhante, que é escolhida para trabalhar no Grupo de Missão Espacial, que pretende enviar o primeiro homem ao espaço. Dorothy Vaughan trabalha como supervisora dos “computadores negros” (equipe que realiza cálculos). Mary Jackson sonha em ser engenheira, mas tem seu pedido para entrar no programa de treinamento de engenheiros da NASA negado (os requisitos foram mudados justamente para que ela não pudesse concorrer).

     Os computadores da época, diferentemente dos de agora, não eram tão potentes e não realizavam cálculos com precisão por isso a Katherine realizava os cálculos a mão para que os astronautas fossem e voltassem em segurança do espaço, ela era a única mulher negra do grupo, que era composto por homens brancos. Ao saber que a NASA comprou um novo e potente computador, que é capaz de realizar 24 mil cálculos por segundo, essas mulheres temem perder o seu emprego. Para evitar que elas sejam dispensadas depois da máquina começar a funcionar, Dorothy resolve aprender e ensinar as mulheres como programar.

     Estrelas Além do Tempo é um filme estrelado por três brilhantes mulheres que não medem esforços para conseguir o que querem em meio a uma sociedade machista e preconceituosa.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (184.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com