TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demonstração Do Valor Adicionado (DVA)

Ensaios: A Demonstração Do Valor Adicionado (DVA). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 5

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

A DVA tem por objetivo evidenciar à sociedade, a contribuição socioeconômica da empresa, ou seja, como ela agrega riqueza e como ela distribui a riqueza onde ela está situada Valor Adicionado: visão contábil e econômica Para melhor compreender o conceito dessa Demonstração é mister diferenciar os conceitos que ambas as ciências, econômicas e contábeis, trazem a respeito de Valor Adicionado.

A ciência econômica trata de Valor Adicionado sobre dois aspectos: o da macroeconomia e o da microeconomia. Sob o aspecto macroeconômico podemos relacionar diretamente o valor adicionado à apuração do produto nacional, e quanto ao aspecto microeconômico, o valor adicionado é demonstrado pela riqueza que uma empresa consegue agregar aos insumos de sua produção que foram adquiridos de terceiros, incluindo ainda todos os valores relativos às despesas de depreciação.

Denomina-se valor adicionado em determinada etapa de produção, à diferença entre o valor bruto da produção e os consumos intermediários nessa etapa. Assim, o produto nacional pode ser concebido como a soma dos valores adicionados, em determinado período de tempo, em todas as etapas do processo de produção do país’. Sob o aspecto da ciência contábil o valor adicionado pode ser afirmado como a apuração da riqueza resultante das vendas subtraído os insumos pagos a terceiros somados as depreciações.

O valor adicionado de uma empresa representa o quanto de valor ele agrega aos insumos que adquire num determinado período e é obtido, de forma geral, pela diferença entre as vendas e o total de insumos adquiridos de terceiros. Este valor será igual à soma e toda a remuneração dos esforços consumidos nas atividades da empresa. A diferenciação de conceitos entre as duas ciências se dá pela abordagem e pelo momento do reconhecimento da riqueza gerada. Isto porque o enfoque econômico, que se utiliza do critério adotado pelo IBGE ao valor adicionado, se dá em função da produção, que é mensurado pelas atividades econômicas de um país em um determinado período de tempo, e que formarão o produto nacional. Já o enfoque contábil para a mensuração de valor adicionado procura buscar não a nação, mas, em um ambiente mais restrito, a empresa, para tanto, restringe-se em função das vendas e não da produção.

No entanto, o ponto comum entre as concepções está em mostrar que o valor adicionado, representa, segundo Santos (2003, p.27), “o incremento de valor que se atribui a um bem durante o processo produtivo.” No processo produtivo, as empresas em realização de suas atividades, e para sua perpetuação adquirem de terceiros bens e serviços, transformam estes com esforços combinados entre os equipamentos e o trabalho de seus colaboradores, e que assim fazendo estarão agregando valor às novas mercadorias que serão postas no mercado.

Conceito contábil de valor adicionado pode ser superior

Como já vimos os conceitos de valor adicionado para contabilidade e economia são diferentes. A contabilidade toma como base de cálculo para obter o valor adicionado o valor das vendas, enquanto a economia toma o valor da produção como base de cálculo. O que se poderia esperar então é que uma comparação entre os valores dados pela contabilidade e pela economia seria irreconciliável. Numa situação hipotética imaginemos uma empresa que não tenha realizado nenhuma venda num determinado espaço de tempo. O conceito contábil traria para esse período de tempo o valor adicionado por essa empresa, igual a zero, já que, nenhuma riqueza foi gerada nem distribuída por ela. Tendo em vista a mesma situação hipotética, o conceito econômico tomando como base a produção, informaria o valor adicionado numa projeção, pela diferença entre o valor de mercado e os insumos pagos a terceiros na cadeia produtiva da empresa. Em um primeiro momento esse aspecto torna o conceito econômico mais eficiente que o contábil.

Porém, o conceito contábil pode se mostrar mais eficiente para a apuração do valor adicionado, já que a contabilidade faz uso de práticas contábeis padronizadas e de valores que mostram a realidade. E mesmo que os valores sejam registrados por provisões, eles podem futuramente ser ajustados para evidenciar os valores reais, e para demonstrar maior fidelidade aos registros, as práticas contábeis podem ser constantemente expostas à auditoria.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com