TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DVA Demonstração Do Valor Adicionado

Ensaios: DVA Demonstração Do Valor Adicionado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 8

Conteúdo

1. Introdução 3

2. Conceito 3

3. Objetivos e benefícios das Informações da DVA 4

4. DVA, uma fonte de informações Sociais 4

5. Elaboração da DVA 4

5.1. Riquezas Obtidas 5

5.1.1. Receitas 5

5.1.2. Insumos adquiridos de terceiros 5

5.1.3. Valor adicionado recebido em transferência 6

5.2. Distribuição das riquezas 7

5.2.1. Pessoal 7

5.2.2. Tributos 7

5.2.3. Remuneração de Capital 8

6. A utilização do DVA como Instrumento de Análise 9

7. Conclusão 10

8. Bibliografia 11

9. Anexos 12

1. Introdução

A Demonstração do Valor Adicionado tem a finalidade de divulgar e identificar o valor da riqueza obtida pela companhia e como essa riqueza foi distribuída para sua geração, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída, a Demonstração do Valor Adicionada (DVA), passou a ser obrigatória para as companhias abertas, com a publicação da Lei nº 11.638, de 2007.

Diante do acima exposto, analisaremos as principais regras gerais para elaboração e divulgação dessa Demonstração.

2. Conceito

A Demonstração do Valor Adicionado que representa um dos elementos do balanço social, foi proposto para evidenciar a riqueza econômica produzida e distribuída pela companhia em determinado exercício. O CPC 09 veio estabelecer critérios para elaboração e apresentação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Elaborada principalmente a partir de dados extraídos da DRE, a DVA expõe: (i) o valor adicionado pela empresa em razão de suas atividades, (ii) a forma de distribuição da riqueza gerada, entre empregados, acionistas, financiadores de capital, governo, comunidades, e a parte retida na empresa para investimentos.

Em que pese a DVA ser elaborada a partir de dados extraídos da DRE, não se deve confundir as demonstrações, pois a DRE tem suas informações voltadas para os sócios e acionistas, principalmente na apresentação do lucro liquido, enquanto a DVA esta dirigida para a geração de riquezas e sua respectiva distribuição pelos fatores de produção e ao governo.

Para as companhias abertas, a Lei nº 11.638/07 tornou a DVA obrigatória. As companhias fechadas estão dispensadas de apresentar citada demonstração. A Lei nº 11.638/07 não específica modelo exato para a DVA, no entanto, determina que ela deva indicar, no mínimo, o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a sua geração, tais como empregados, financiadores, acionistas, bem como a parte da riqueza não distribuída.

No que pese a lei não obriga todas as empresas de elaborar a Demonstração do Valor Adicionado, é aconselhável que todas as empresas elaborem este demonstrativo.

3. Objetivos e benefícios das Informações da DVA

A soma dos valores adicionados de um país representa o seu produto interno, ou seja, o que ele agregou a sua economia em termos de bens e serviços. Assim, a DVA das empresas pode ser utilizada para planejamento e interpretações das questões macro e microeconômicas, alem de possibilitar a avaliação do desempenho socioempresarial por intermédio da distribuição das riquezas gerada.

A DVA proporciona aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas.

Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.

4. DVA, uma fonte de informações Sociais

A DVA representa como a companhia constituiu sua riqueza em determinado período e demonstra também como esta riqueza foi distribuída.

De acordo com a Resolução CFC nº 1.003 de 19.08.2004 as Informações de Natureza Social e Ambiental são representadas também pela geração e a distribuição de riqueza da sociedade, assim sendo, a DVA é uma fonte de informações Sociais.

5. Elaboração da DVA

Como observado, a DVA é formada por riquezas produzidas e como a mesma foi distribuídas. Seguindo este raciocínio podemos dizer que a elaboração da DVA é constituída em duas partes. A primeira é a RIQUEZA PRODUZIDA, que demonstra como foi constituída a riqueza da companhia. A segunda parte é a DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS, que nos esclarece de que forma tais riquezas foram distribuídas.

No modelo proposto pelo CPC 09, em sua primeira parte, deve apresentar de forma detalhada a riqueza criada pela entidade. Os principais componentes da riqueza criada estão apresentados a seguir nos seguintes itens:

5.1. Riquezas Obtidas

5.1.1. Receitas

Venda de mercadorias, produtos e serviços - inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo quando na demonstração do resultado tais tributos estejam fora do cômputo dessas receitas.

Outras receitas - da mesma forma que o item anterior, inclui os tributos incidentes sobre essas receitas.

Provisão para créditos de liquidação duvidosa – Constituição/Reversão - inclui os valores relativos à constituição e reversão dessa provisão.

5.1.2. Insumos adquiridos de terceiros

Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos - inclui os valores das matérias-primas adquiridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com