TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração Do Valor Adicionado

Exames: Demonstração Do Valor Adicionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  421 Visualizações

COM BASE NA LEI 6404/76 E NA RESOLUÇÃO 1.138/08, EXPLIQUE DETALHADAMENTE OS CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA).

A demonstração do fluxo do valor adicionado (DVA) é destinada a evidenciar de forma clara os dados e as informações de valor da riqueza gerada pela entidade em determinado período de sua distribuição. As informações devem ter como base o princípio da competência.

O valor adicionado ( ou valor agregado), constitui-se das receitas obtidas pela empresa em razão de suas atividades deduzidas dos custos dos bens e serviços adquiridos de terceiros para geração dessas receitas. É, portanto, o quanto a entidade contribuiu para a formação do PIB (Produto Interno Bruto) DO PAÍS.

O valor adicionado demonstra a contribuição da empresa para a geração de riqueza da economia, resultado do esforço CONJUGADO de todos os seus fatores de produção.

Em sua primeira parte é evidenciando as receitas e insumos de terceiros, resultando no valor adicionado bruto. Também se deduz a depreciação e apresenta o valor a receber em transferência (REP) e receitas financeiras. Como o objetivo da DVA é demonstrar a distribuição da riqueza, o final do relatório é divulgado detalhadamente as esferas que contribuirão para sua formação.

A DVA é obrigatória e deve ser publicada com as demais demonstrações contábeis.

...