TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração Do Valor Adicionado

Trabalho Escolar: Demonstração Do Valor Adicionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 16

ÍNDICE

1 – RESUMO.........................................................................................................pg 4

2 - INTRODUÇÃO.................................................................................................pg 5

3 – CARACTERISTICAS BÁSICAS DA DVA.........................................................pg 6

4 – IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇAO...........................................................pg 6

5 - OBJETIVOS DA DVA.......................................................................................pg 7

6 – DESENVOLVIMENTO......................................................................................pg 8,9

7 – MICROECONOMIA...........................................................................................pg 9

8 – A DVA E SUA RELAÇÃO COM O PIB..............................................................pg 10

9 - PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES..............................................................pg 10,11

10 – CONTABILIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA ....................................................pg 11

11 – PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL......................................................... .pg 12

12 – CONCLUSÃO...................................................................................................pg 13

13 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................pg 14

DVA – Demonstração do Valor Abrangente

Resumo

A Demonstração de resultados abrangentes é “ uma alteração no patrimônio liquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstancias não originada dos sócios”, incluindo todas as mudanças no patrimônio durante o período exceto as resultantes de investimentos dos sócios e distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio.

O CPC 26, aprovado pela resolução 1.185/90 do CFC, estabelece que o lucro abrangente seja calculado a partir do lucro liquido apurado na DRE e deve incluir o resultado liquido do período, cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza; Parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecidos por método de equivalência patrimonial e Resultado abrangente do período, devendo ser feita separada da DRE podendo ser apresentada com parte de demonstração das mutações do patrimônio liquido (DMPL), considerando que no Brasil a apresentação da DMPL é obrigatória para as companhias abertas.

PALAVRAS- CHAVE

Fluxo de caixa, Tributos, PIB, DVA, Contabilidade, Investimentos, empregados, Valor agregado.

INTRODUÇÃO

A Demonstração de resultados abrangentes é uma ferramenta de grande importância para análise gerencial, pois, respeitando o principio de competência de exercícios, atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio liquido ( e não no resultado) das receitas e despesas incorridas, porém de realização financeira “ incerta”, uma vez que decorrem de investimentos de longo prazo, sem data prevista de resgate ou outra forma de alienação.

O Resultado abrangente pretende explicar todas as variações no patrimônio liquido exceto as transações entre acionistas e tem alta importância para o investidor interessado no desempenho da empresa, pois reúne todas as transações que afetam o resultado em uma única demonstração. A dificuldade maior é conciliar essa visão por incluir todas as transações que alteram o patrimônio liquido.

Também pode ser definida como “ uma alteração no patrimônio liquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Isso inclui todas as mudanças no patrimônio durante o período, exceto aquelas resultantes de investimento dos sócios e distribuições aos sócios.

A DVA é a diferença entre os recursos consumidos que a organização adquiriu de terceiros e o que ela produziu, ou seja, representa o que foi agregado de valor ao produto ou serviço( riqueza gerada), dentro de seu ciclo operacional.

A DVA é diferença entre os recursos consumidos que a organização adquiriu de terceiros e o que ela produziu, ou seja, representa o que foi agregado de valor ao produto ou serviço(riqueza gerada), dentro de seu ciclo operacional.

A Demonstração do valor Adicionado desenvolve conceitos puramente econômicos, evidenciando quanto de valor a empresa agrega durante seu processo produtivo, ampliando assim os horizontes de seus usuários.

As entidades poderão utilizar- se da demonstração do valor adicionado para identificar, analisar e comunicar o montante de recursos adicionais gerados para a economia (local, regional, nacional, setorial, etc.), bem como para relacionar quais as fortes e quais as aplicações dessa riqueza ( para quem foi distribuída).

Segundo alguns autores a DVA vem sendo considerada pelos analistas um dos critérios que melhor indica a medida de eficácia da gestão empresarial, superior aquela do lucro. Tudo isso dentro de concepção de que a missão moderna na empresa representa um papel econômico e social.

O Somatório da DVA (valor adicionado) de cada entidade representa a quantificação do PIB produzido em determinada atividade, região etc, ou ainda é um instrumento real para preparação metodológica do PIB de um pais, estado ou município. Estão podemos dizer que a DVA representa e distribui o PIB de um pais.

CARACTERISTICAS BÁSICAS DA DVA

1 – Fornecer informações que demonstre a geração de riqueza de empresa e seus efeitos sobre a sociedade está inserida.

2 – Demonstra o valor adicionado em cada um dos fatores de produção e seu destino, conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com