TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade na Falta de Acesso da Tecnologia

Por:   •  4/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Avaliativa 1 - CTS - 2023-2

A desigualdade na falta de acesso da tecnologia

  1. Introdução

O avanço da tecnologia é algo inegável atualmente, mas é importante salientar que ela não é um meio de fácil acesso para todas as pessoas da sociedade, assim, encontramos uma desigualdade na tecnologia e em suas vertentes.

        Alguns meios de entretenimento trazem essa realidade que estamos enfrentando de uma perspectiva diferente, como a série Arcane, produzida pelo serviço de streaming, Netflix, em colaboração ao jogo League of Legends, o qual a série foi inspirada.  Na produção audiovisual, temos uma crítica forte sobre a desigualdade, principalmente tecnológica, pois o mundo cinematográfico se passa nas cidades gêmeas de Piltover e Zaun, a primeira marcada pelo compromisso inabalável com a inovação tecnológica e a segunda pela desigualdade extrema e pelo ressentimento das guerras do passado.

        Em paralelo a nossa realidade, temos uma crítica social que cada vez se assemelha mais ao nosso cotidiano, conforme mostrado no artigo “Os Avanços Científicos E Tecnológicos E Suas Implicações No Campo Da Desigualdade E Da Inclusão Socioeducacional”, de Jurandir de Almeida Araújo, Raquel Alves Sobrinho e Barbara Coelho Neves, que visam tecer uma análise teórico-crítica acerca das implicações dos avanços científicos e tecnológicos no campo das desigualdades sociais e educacionais, o que será o tema abordado a seguir.

  1. Descrição da Obra de Ficção ou Entretenimento

Arcane é uma série com foco em uma fantasia de retrofuturismo da primeira revolução industrial e o universo do jogo League of Legends. As protagonistas e irmãs, Vi e Powder, foram criadas na parte pobre da região de Zaun, que é vizinha de Piltover, uma região rica.

Em uma sequência de eventos, as irmãs se tornam rivais em potencial e as duas cidades se vêem na iminência de uma nova guerra civil, por conta do uso indevido de cristais explosivos, que seriam fruto de uma grande revolução tecnológica que promete alçar a elite científica da Piltover, e sedimentar Zaun cada vez mais na miséria.

Com questões do avanço centralizado da tecnologia e a falta dele em determinadas regiões, a série aborda as consequências dos conflitos éticos e morais, além do foco na relação dos protagonistas após o conflito que causou o rompimento da mesma.

  1. Referencial Teórico

O mundo apresenta contínuas mudanças e incertezas no momento que estamos vivendo, onde a tecnologia e a ciências são os protagonistas do avanço do nosso desenvolvimento, mas esse artigo visa tecer uma análise teórica e crítica no campo da desigualdade.

É retratada a ideia de que os sujeitos que não são pertencentes a grupos beneficiados com a tecnologia, são pertencentes a grupos menos favorecidos e historicamente marginalizados. O acesso à tecnologia deveria ser garantido como um direito, para reduzir o distanciamento social, assim equiparando os direitos, igualdade e oportunidades a todos presentes na sociedade.

Mesmo com o avanço científico e tecnológico, os mesmos não ajudam a favorecer os grupos citados anteriormente, pois há um limbo de pessoas que não têm acesso ao mínimo para uma vida digna, quem dirá à tecnologia. Esse avanço influência na vida de todos, mas não está disponível para todos, gerando exclusão e desigualdade, pois apenas uma pequena parcela da população continua sendo beneficiada.

O acesso à tecnologia é citado no artigo como uma faca de dois gumes, pois se for disponível para todos, pode diminuir o espaço das distâncias sociais, econômicas e culturais, mas caso não esteja disponível, os autores dizem ser “máquina ceifadeira de futuros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com