TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Não podemos, na atualidade, pensar uma Didática para ensinar sem que esta não esteja atrelada à realidade em que vivemos: Um mundo tecnológico e globalizado em constantes transformações e com grandes desigualdades sociais.

Considerando o compromisso que nós, educadores, devemos assumir diante dessa realidade, a disciplina Didática objetiva através da sua proposta metodológica, estimular em você aluno(a) e futuro(a) professor(a), um constante exercício do “olhar” e da “reflexão e crítica”. Para isso propomos a você a observação dos fatos, das ideias, os comportamentos ou experiências relatadas ou vivenciadas, como também o exercício mental de pensar e refletir sobre os porquês diante da própria intencionalidade como futuro(a) profissional de educação, sobre o(a) seu(sua) preparo (preparação) e adequação do ato de ensinar- aprender, tendo em vista os futuros alunos, a própria realidade brasileira e o mundo em que vivemos.

Questão 1. ( 3.0 pontos)

Parte 1

Propomos inicialmente a seguinte provocação e tarefa, de forma a exercitar o seu olhar e a sua reflexão e crítica:

a) A afirmação de Paulo Freire:

“É preciso que a educação esteja – em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos – adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo, estabelecer com os outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história”.

A atualização do ensino e suas metodologias para que se ajustem à realidade de cada lugar, de cada aluno, confere um saber muito mais evoluído. Onde se estimula o desenvolvimento do ser humano num todo, num contexto de vida, fazendo-o ciente de que é parte da história a ser contada não pelos números mas pela mudança que pode causar na sociedade tendo consciência de quem é e de toda sua capacidade.

b) O estudo e a revisão das aulas 15 a 22 de Didática

Todo conteúdo para que o aluno aprenda está ligado a experiência que ele tem na sala de aula e como isso é associado no dia a dia para que haja um aprendizado melhor.

Temos como conteúdos: conceitual, procedimentais e atitudinal e devem ser planejados levando em consideração a realidade do aluno e objetivos da disciplina.

A tecnologia tem trago modificações em toda sociedade e avanço no conhecimento rápido.

Hoje o professor que não atualiza seu conteúdo de ensino com as novas tecnologias fica pra trás. É preciso avaliar e adequar os métodos a sua realidade e usá-los da melhor forma possível, e dentre esses métodos didáticos mais adequados ao Ensino Fundamental estão: o Método de Projetos (é uma atividade de ensino que se processa frente a um problema concreto, levando o educando a projetar algo e executá-lo) ; o Centro de Interesses consistindo em aglutinar atividades e conteúdos em torno de um tema integrador que atende aos interesses dos alunos.) e as Unidades de Experiência (que organiza os conteúdos das diferentes disciplinas em unidades).

É necessário uma exposição oral que tem um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com