TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dimensão ética Do Cuidar

Exames: A Dimensão ética Do Cuidar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Introdução..................................................................................4

Origem de Cuidar......................................................................5

Cuidado.....................................................................................6

O cuidar sob a perspectiva filosófica .....................................7

O cuidado na enfermagem.....................................................8

Ética na enfermagem.............................................................9, 10

Conclusão..............................................................................11

Referências............................................................................12

Resumen

1. introducción…………………………………………………4

2. Origen de cuidado…………………………………………..5

3. Cuidado……………………………………………………..6

4. El cuidado en la perspectiva filosófica……………………..7

5. El cuidado de enfermería…………………………………..8

6. La ética en enfermería……………………………………..9, 10

7. Conclusión…………………………………………………11 8. Referencias………………………………………………...12

Introdução

As discussões sobre a essência da Enfermagem vêm tomando vulto nos últimos anos, e vários estudos e eventos têm sido realizados, focalizando as especificidades do cuidado nesta área. A Enfermagem passa atualmente por uma fase revolucionária, buscando discutir e questionar o seu conhecimento. As influências político-sociais e econômicas, a própria história de Enfermagem e das práticas de cuidar e a sua inter-relação com a categoria gênero são atualmente o foco de discussões.

Durante o encontro enfermeiro-paciente, este deve ser visto como um todo para que o profissional possa atender satisfatoriamente a suas necessidades físicas, emocionais e sociais e seja estabelecido o compromisso com o bem-estar do paciente, o que é diferente do compromisso apenas com a cura.

Cuidar é uma forma de criar; é uma possibilidade de intervir e transformar as situações.

Para transformar, na situação de cuidado, faz-se necessário a presença do ser enfermeiro (a) “Estar com” o paciente é presentificar-se, modelando os movimentos que vão configurar a corporificação do cuidado – os movimentos que farão o cuidado se tornar existência.

O cuidado é tido como ideal moral da Enfermagem, cuja finalidade é proteção, crescimento e preservação da dignidade humana.

O cuidado envolve valores, vontade e comprometimento em cuidar, conhecimento, ações e consequências do cuidado.

Desde a década de 1950, Madeleine Leininger considera o cuidado como a essência da Enfermagem e como o seu foco distinto, dominante, central e unificador.

Origem do Cuidar

Cuidar origina-se do latim cogitare, cogitatem, que, em português, é entendido como cogitar, imaginar, pensar, tratar de, dar atenção, ter cuidado com a saúde, e tem a mesma evolução temática para o cuidado.

Assim, a Enfermagem pode, epistemologicamente, dizer que assistir é cogitar, imaginar, pensar, dando à sua prática de cuidar, sentidos emocionais e racionais, que estão contidos na ação de cuidado.

Quando falamos em cuidado enquanto ação, é importante que seja lembrado que uma das implicações desse cuidar é a intervenção que fazemos no corpo do outro, no seu espaço íntimo.

Logo, é imprescindível que o profissional da saúde tenha não apenas a visão biológica e biomédica do paciente ao realizar o cuidado, mas uma visão completa, pois só assim deixaremos de realizar o cuidado mecânico e passaremos a realizar um cuidado humanizado.

Cuidado

Uma assistência prestada como objetivo de manter ou recuperar as necessidades humanas básicas

Quando se utiliza, no processo de cuidar, intensa atividade mecânica da parte do prestador de cuidados, o cuidado em si é diminuído. É importante destacar que a Enfermagem, enquanto atividade humana voltada para o bem-estar do paciente deve estar em equilíbrio com as dimensões física/psicológica/social/espiritual, para exercer com precisão a função de prestador de cuidado

É importante destacar que o cuidado tido como atividade meramente mecânica perde parte de sua essência. É necessário que o ser humano seja visto holisticamente, um ser único e integral.

A convicção de que as pessoas são totalidades expressa respeito. Os relacionamentos são baseados na resposta dada à totalidade dos outros, a qual está sempre presente. Esta convicção reconhece o fato de que, independentemente de mudanças que ocorrem com uma pessoa no decorrer da sua vida – tais como adquirir mais conhecimentos ou se tornar mais integrado consigo mesmo, através das experiências de vida – cada pessoa é tão completa como pode ser a cada momento.

“O cuidado de Enfermagem pode ser definido como uma conotação de atenção, preocupação para, responsabilidade por, observar com atenção, com afeto e simpatia o paciente. O cuidado de Enfermagem é único e peculiar e este deve ser ético, humano e qualitativo”.

O cuidar sob

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com