TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina Ergonomia Cognitiva e Organizacional

Por:   •  26/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina Ergonomia Cognitiva e Organizacional

São muitas as fases que fazem parte de cada etapa do processo cognitivo. Uma delas é a etapa da captação de informação, haja vista a questão da atenção prolongada/contínua ou vigilância ser um aspecto de extrema relevância. Outra questão, está relacionada a tomada de decisão, principalmente quando envolve painéis de controle. Com base no texto apresentado, o aluno deve redigir um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:

a.) Explicar atenção prolongada/contínua e justificar sua relação com estado de vigilância.

b.) Citar e justificar uma (1) medida ergonômica para tarefas no qual o trabalhador  permaneça em estado de vigilância.

c.) Citar e justificar duas (2) medidas ergonômicas para tarefas no qual o trabalhador  permaneça em painéis de controle

Para a ergonomia cognitiva, essas tarefas solicitam diferentes tipos de soluções para os seus problemas tais como: a tomada de decisões, o planejamento; o desenvolvimento das atividades, a antecipação, a monitoração e a elaboração de cálculos mentais.

A ergonomia cognitiva trata o ajuste entre as habilidades e as limitações humanas englobando todas as relações mentais existentes na execução e para a execução de uma tarefa sendo esta tarefa simples ou complexa.

Segundo Cañas & Waerns (2001) a ergonomia cognitiva visa analisar os processos cognitivos implicados na interação: a memória (operativa e longo prazo), os processos de tomada de decisão, a atenção (carga mental e consciência), enfim as estruturas e os processos para perceber, armazenar e recuperar informações.

Segundo Abrahão; Sznelwar; Silvino; Sarmet; Pinho (2009), a ergonomia cognitiva refere-se aos processos, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora, e seus efeitos nas interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com