TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Por:   •  15/11/2022  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PEDRO II – IFPI[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ – UAPI

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Aluno: Willyams Moreira Saraiva

ANÁLISE DO FILME THE HAMMER SOBRE AS PESPECTIVAS DA ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA

The Hammer, relata a história de Matt Hamill, desde a descoberta da deficiência auditiva até seu primeiro título de campeão na luta de MMA. Matt enfrentou muitas dificuldades ao longo de sua vida, desde sua adaptação na escola à falta de contato com outras pessoas surdas e o aprendizado de libras, com isso ele se sentia diferente em relação aos outros, dificultando seu relacionamento.

O que pude observar sobre os conceitos estudados sobre Andragogia nesse contexto podemos destacar o seu aprendizado com libras, na qual Matt só teve contato na vida adulta, quando ele entrou na universidade. Sua mãe sempre procurou incentiva-lo a participação e o envolvimento com outras pessoas surdas, porém sem a aceitação de seu avô isso se tornou inacessível na sua infância e adolescência.

Segundo Oliver Allain “A andragogia é a ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida”.

A partir dessa definição podemos destacar que Matt mesmo não tendo experiencia ou contato com linguagem de libras, teve dificuldades em entender o interprete de libras na faculdade. Então por conta disso Matt teve a necessidade de aprender libras, que remete ao princípio da andragogia necessidade ao saber onde adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho terão no processo. Matt também buscava sua independência na qual podemos destacar outro principio da andragogia que é o Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida. Portanto, querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir. Depois que Matt começou a aprender libras, a se relacionar com outras pessoas e inclusive surdos o motivando a estudar.

Em relação a Heutagogia que é o método pelo qual o aluno fixa “o quê e como aprender”. Ele é o responsável pela aprendizagem. É um estudo dirigido, uma autoaprendizagem feita por experiências práticas, e que, uma vez num ambiente seguro, quanto mais se erra, mais se aprende.  Considerando método da Heutagogia na vida de Matt podemos destacar o seu dom por de lutar pois desde muito cedo devido a surdez ele desenvolveu a habilidade de se concentrar o que fazia prever  os movimentos de seus adversários, com essa concentração Matt desenvolveu a leitura labial e aos poucos com ajuda de seu avô a fala. Matt usou a metacognição ou seja aprender a aprender, Matt reconheceu suas habilidades e destrezas que possuía e se adaptou a sua realidade, que no caso é a concentração que o ajudou nas lutas de MMA.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (199 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com