TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E O PAPEL DO OPERADOR DO DIREITO

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

A polêmica reforma trabalhista que traz muitas alterações nas relações de trabalho, é assunto de grande preocupação para o Brasil. Ela, pode interferir, diretamente no funcionamento desta sociedade. Os benefícios para as empresas contratantes e as desvantagens para a maioria dos funcionários são provas disso.

É notório que essa reforma gerou uma expectativa aos empregadores de reduzirem os encargos trabalhistas, dividindo opiniões entre funcionários e patrões aliada à esperança de um sossego, frente à crise econômica que o país vem enfrentando. Assim, na visão dos empregadores, a reforma trabalhista é sinônimo de desenvolvimento e melhoria.

Em contrapartida os malefícios advindos dessa reforma podem ser notados através do acesso mínimo a fontes de informação podendo ser citado como ponto negativo: o aumento da jornada de trabalho, a liberação do trabalho aos domingos, a gratuidade de justiça que agora é somente para quem recebe até três salários mínimos, entre outros.

Portanto, a reforma trabalhista inseriu diversas regras favoráveis ao patrão, tendo ênfase à liberdade para negociar visando reduzir despesas trabalhistas, conforme se constata na padronização sobre as negociações coletivas, rescisão por meio de acordo, férias, banco de horas, trabalho intermitente e trabalho de casa, porém após a aprovação das leis que possibilitaram a reforma trabalhista, houve eventuais perdas do direito dos trabalhadores devido a essa reforma ter alterado diversos pontos importantes para os contratados. A revisão de alguns itens da reforma seria importante para melhorar as condições de trabalho. Essa virtude seria essencial para qualquer nação de respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com